Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



MPRO obtém decisão judicial para garantir segurança e regularidade em unidade de saúde em São Felipe do Oeste

Município deve corrigir falhas graves na Unidade Mista de Saúde

Após duas Ações Civis Públicas, o Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve decisão judicial favorável para que o Município de São Felipe do Oeste regularize o funcionamento da Unidade Mista de Saúde Dr. Atalibal Victor Filho.

A decisão foi tomada após vistoria que identificou irregularidades em infraestrutura, segurança e gestão, com risco de incêndios e falhas no gerenciamento de medicamentos e resíduos.

Em vistoria técnica, foram constatados problemas graves como falta de cadastro da unidade junto ao Corpo de Bombeiros, ausência de sistema de alarme e combate a incêndios e extintores com validade expirada.

Além disso, foi identificado que não há sinalizações de emergência adequadas, colocando em risco a segurança de pacientes e funcionários. “Essas falhas representam não só um descumprimento legal, mas também uma grave ameaça à segurança e à saúde das pessoas que utilizam e trabalham na unidade”, afirmou o Promotor de Justiça Fábio Augusto Negreiros Parente Capela Sampaio.

O MPRO obteve decisão que determina, entre outras medidas, a instalação de sistemas de combate a incêndios e correção da sinalização de emergência em até 180 dias. O Município também deve regularizar a assistência farmacêutica e instituir comissões técnicas para assegurar padrões de qualidade e segurança nos serviços de saúde.

Outras medidas incluem a elaboração de protocolos de segurança ao paciente, a gestão adequada de medicamentos e a regularização do gerenciamento de resíduos de saúde.

O direito à saúde é garantido pela Constituição e reforçado por normas que regulam a qualidade e segurança dos serviços. Cabe ao MPRO zelar por esse direito, assegurando que toda a população tenha acesso a unidades de saúde que atendam às exigências legais e proporcionem um atendimento seguro.

O cidadão pode denunciar a má prestação de serviços na área da saúde à Ouvidoria do MPRO, pelo número 127 ou, ainda, pelo formulário online.


Fonte:MPRO


Destaques desta semana

Colisão em cadeia mata Pablo Junior e motorista foge em Cacoal

Cacoal/RO — Um grave acidente de trânsito registrado no...

Homem é investigado por fingir ser policial federal nas redes sociais em RO

Um homem está sendo investigado pela Polícia Federal em...

Polícia Civil deflagra Megaoperação Interestadual contra lideranças de Facção Criminosa em RO, MT e RJ

Uma megaoperação interestadual foi deflagrada nesta sexta-feira (12) pela...

Operação Beira Rio investiga roubo armado no porto Cai N’Água

Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Civil do...

Sala Vermelha do João Paulo II é modernizada e reaberta pelo governo de Rondônia

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Colisão em cadeia mata Pablo Junior e motorista foge em Cacoal

Cacoal/RO — Um grave acidente de trânsito registrado no...

Homem é investigado por fingir ser policial federal nas redes sociais em RO

Um homem está sendo investigado pela Polícia Federal em...

Fiscalização em depósito dos Correios identifica pacote com maconha

Na manhã desta sexta-feira, 12, uma guarnição da Força...

Caminhoneiro é encontrado morto em carreta no pátio de posto de gasolina

Um motorista de 53 anos foi encontrado morto na...

Mais salas de aula para Rolim de Moura com apoio de Cirone

A Escola Municipal de Educação Infantil Neusa Santos de...

Polícia Civil deflagra Megaoperação Interestadual contra lideranças de Facção Criminosa em RO, MT e RJ

Uma megaoperação interestadual foi deflagrada nesta sexta-feira (12) pela...

Caminhão com indícios de adulteração é apreendido pela PRF em Porto Velho

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia realizou, nesta...

Notícias relacionadas