Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 19:11:08- Email: [email protected]


ABRIL LARANJA- Pit stop contra maus tratos aos animais é realizado em Cacoal

Foi realizado no fim de semana no Cacoal Shopping um pit stop da campanha ‘Abril Laranja’. A ação tem por objetivo conscientizar a população contra maus tratos praticados contra os animais — sejam eles domésticos ou selvagens, grandes ou pequenos.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Proteção Animal da OAB/Cacoal, Natália Pina, o movimento foi de caráter educativo.
“O pit stop é para conversar com as pessoas, tirar dúvidas, para saber oque configura maus tratos, como denunciar. Então a gente está aqui para fazer esse papel educativo”, destacou.
Natália destaca também, que além de educar o trabalho visa chamar atenção para a questão dos maus tratos contra os animais.
“Nós tivemos lá em Pimenta Bueno um caso gravíssimo de um cachorro que foi esfaqueado e arrastado. Então, maus tratos contra os animais, a gente nota que tem crescido. Talvez as pessoas tenham se sentido mais à vontade para denunciar, e o pit stop é justamente para isso. Para mostrar que você pode denunciar. As denúncias são anônimas e a gente está aqui para auxiliar”, esclareceu.
 
DENÚNCIAS, COMO FAZER?
Em Cacoal, de acordo com Natália Pina, os casos de denúncias de maus tratos a animais devem ser feitas pelo telefone do (69) 99910-1261, Abrigo Vira-Lata Vira amor.
No Brasil, os maus tratos contra os animais é crime previsto em lei. A pena pode chegar a até cinco anos de prisão, pagamento de multa, e inclusão do nome do infrator no registro de antecedentes criminais. Quem comete crueldade contra os animais pode ser preso em flagrante pela autoridade policial.
Para denunciar casos do tipo, basta comparecer a qualquer delegacia de polícia com pelo menos uma prova — que podem ser vídeos e fotos feitos com o aparelho celular.
LEI SANSÃO
A Lei 1.095/2019, também conhecida como Lei Sansão, abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos e prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para prática de abuso e maus tratos, além de multa e proibição da guarda. A nova lei cria um item específico para cães e gatos. Quem presenciar qualquer tipo de abuso ou tiver conhecimento da prática de maus tratos a animais deve denunciar.
Fonte: Segundo News
Fotos: Reprodução TV Allamanda

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼