A sexta-feira, dia 28 de agosto, amanheceu com uma expectativa nada boa para os rondonienses. É que a concessionária de energia elétrica no Estado, Energisa conseguiu marcar uma audiência junto da agência reguladora do setor, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para discutir um possível aumento nas contas dos consumidores.

A data da audiência ainda não está definida e o que se sabe é que acontecerá através de vídeo conferência. A percentagem a ser tributada ao consumidor, também não foi divulgada, porém há informações de que o aumento é considerado significativo e vai impactar diretamente no bolso dos rondonienses.

Léo Moraes (Podemos), deputado federal, gravou uma live direto do prédio da Aneel em Brasília (DF), no meio da semana, criticando a atuação dos órgãos responsáveis pela energia elétrica, com ênfase para a agência reguladora, que de acordo com ele, deveria proteger os consumidores e não as concessionárias.

O congressista usou palavras fortes e citou a crise pela qual o planeta vem passando por causa da pandemia da Covid-19, lembrou os milhões de desempregados em todo o Brasil, das pessoas em situação deplorável por causa da crise econômica que assola a nação e que Rondônia produz energia suficiente para o seu consumo e ainda exporta para o Sudeste do país.

Na tentativa de sensibilizar órgãos reguladores e fornecedores, o deputado federal citou que foi relator de um Projeto de Lei que impedia aumento nas contas de energia em todo o país. O PL não foi aprovado, já que 12 congressistas — seus pares — não comungaram do mesmo pensamento que o parlamentar rondoniense.

Como num avião em queda livre, agora é só aguardar o impacto!

 

 

 

Fonte: Jaru Online