Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 20:32:27- Email: [email protected]


Aterro sanitário de Cacoal dobra tratamento de chorume no período das chuvas

Durante o período chuvoso, o volume de tratamento de chorume durante o mês de fevereiro realizado no aterro sanitário da empresa  MFM  Soluções Ambientais e Gestão de Resíduos LTDA, situado em Cacoal, dobrou com relação ao mês de janeiro.

De acordo com Valdiney Leite, Gerente Responsável Técnico por todas as sedes da empresa, distribuídas em 52% do Estado de Rondônia, somente no aterro sanitário de Cacoal, que recebe até 300 toneladas de lixo por dia, vindos de 16 municípios, o tratamento aumentou em quase 100%.

Ainda segundo Valdiney, devido as chuvas, o lixo já chega no aterro totalmente encharcado e ainda recebe mais água conforme fica a céu aberto para passar pelo processo de compactação.

Com isso, o volume de chorume produzido aumenta significativamente, mas através de um sistema de bombeamento entre lagoas de tratamento, a empresa consegue manter um nível de segurança para evitar que transbordem.

Com uma série de processos de tratamento, que tem início na compactação do lixo, a empresa assegura a proteção do solo, pois o chorume é altamente poluente, principalmente quando se trata do lençol freático.

Com um diferencial que é o tratamento físico químico, que é o último da série, a MFM devolve o líquido aos rios, sem nenhuma possibilidade de contaminação ao meio ambiente.

Fonte Segundo News

 

 


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼