Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 22:07:06- Email: [email protected]


Baixa procura por vacinas de campanha e de rotina preocupa autoridades em Cacoal

A baixa adesão às campanhas de vacinação contra Influenza/ gripe e sarampo tem preocupado as autoridades de saúde no município de Cacoal. Conforme os dados repassados à reportagem do Segundo News pela Coordenação de Vigilância em Saúde,  até abril deste ano apenas 32,27% do público-alvo havia se imunizado contra o sarampo. Contra a gripe a meta alcançada é menor ainda, de 21,94 %.
O sarampo já foi considerado erradicado, mas devido a baixa cobertura vacinal, voltou a fazer vítimas pelo país. A primeira morte em 2022 foi registrada no dia 4 de maio em Porto Velho, em plena campanha de vacinação, que teve início em abril e segue até 3 junho.
COBERTURA SARAMPO
O público-alvo na campanha de vacinação contra o sarampo é composto por crianças de seis meses a quatro anos e trabalhadores da saúde. De acordo com o relatório parcial até abril, os trabalhadores da área da saúde  é o segmento do grupo paritário que está mais adiantado dentro do planejamento, com 52,18% da meta alcançada, seguidos por crianças de seis meses a um ano que alçaram 30,21% da meta.
O público com menor adesão é de crianças com dois anos, que atingiram somente 18,70%. A meta pactuada para todos os que fazem parte do grupo prioritário é de 95% de cobertura.
“Não atingimos a meta pactuada de ninguém, mas é muito importante que todas crianças que fazem parte do público-alvo e os trabalhadores da saúde tomem a vacina”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde no Município, Ivani Gromann.
GRIPE-COBERTURA MUITO BAIXA CONTRA
A campanha de vacinação contra a gripe também segue até junho e a cobertura vacinal está bem abaixo da meta pactuada. O público-alvo é formado por crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa; pessoas privadas de liberdade; idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.
Das 29 mil pessoas que compõem o público-alvo pouco mais de 6 mil foram imunizadas, oque representa uma cobertura de 21,94 %.
O grupo formado por pessoas com deficiência é a faixa com menor cobertura vacinal. Das 3.224 pessoas apenas 16 tomaram a vacina, representando 0,49% da meta. Os professores vêm na sequência, dos 1.176 profissionais, somente oito se imunizaram na campanha. Número que representa 0,68% da meta. Os povos indígenas são os próximos da lista. Das 1. 295 pessoas, apenas 17 procuram os locais de vacinação para se imunizar. O montante representa 1,31% da meta.
VACINAS DE ROTINA
Em 2022, segundo o relatório, as vacinas de rotinas para crianças menores de um ano de idade apenas a BCG bateu a meta de 95%, em Cacoal. A cobertura foi de 110,63%.
PERCENTUAL DE COBERTURA  DAS VACINAS DE ROTINA
Pentavalente (DTP +Hib+HB), a meta está em 49,81; Contra Pólio + Esquema VIP/VOP, 50,49; Meningocócica tipo C, 46,19; Febre Amarela, 36,42; Rotavírus, 51,62; Pneumo 10 valente, 52,30.
VACINA DE ROTINA PARA CRIANÇAS DE 1 ANO
A cobertura vacinal de rotina para crianças de um ano de idade também segue em ritmo lento no município. Com meta de 95% de cobertura, a Tríplice Viral (01 ano) sarampo/rubéola/ caxumba – 1ª dose, atingiu até o momento 53,43% do público-alvo.
Os indicadores são ainda inferiores em relação a vacina Tríplice Viral (01 ano) sarampo/rubéola/ Caxumba – 2ª dose, que só alcançou 25,58% da meta.
VACINA CONTRA A COVID-19
Mesmo com o grande número de mortes e problemas de saúde provocados em todo o Planeta pela Covid-19 nos últimos anos, a vacinação contra o vírus ainda não alcançou as metas estipuladas para município.
Segundo o relatório, a meta da primeira dose da vacina está em 91%. A cobertura vacinal da segunda dose está em 83,7%. A situação é mais crítica em relação a dose de reforço e o segundo reforço.
“A primeira dose a gente vacinou 91%, a segunda dose pouco mais de 83%, poderia estar perto de 100%, mas o primeiro reforço está em 35% e o segundo reforço que são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde só vacinamos 234 pessoas”, apontou Ivani Gromann.
Todas as vacinas, com exceção contra a Covid-19, são disponibilizadas em quase todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Geralmente, os locais funcionam das 7h30 até o meio-dia e meia. Para receber a dose é importante a apresentação dos cartões SUS e de vacina.
Fonte: Segundo News
Foto: Divulgação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼