Segunda-feira, 22 de abril de 2024, às 22:52:36- Email: [email protected]


Bebê prematuro de apenas 900 gramas nascido em Cacoal foi transferido para capital com o auxílio do GOA

Um bebê prematuro de apenas 900 gramas que nasceu na Maternidade Municipal de Cacoal e que precisava de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI Neonatal) foi transferido para Porto Velho, na noite desta quinta-feira 4, pela equipe do Grupamento de Transporte Aéreo (GOA), do Corpo de Bombeiros Militar e equipe médica do Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD).

Após a mãe dar a luz em Cacoal e devido ao baixo peso do recém nascido foi solicitada a transferência para uma UTI neonatal para a Central de Regulação de Urgência e Emergência do Estado, que traçou o planejamento para encaminhar o bebê para uma vaga em hospital conveniado a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O bebê foi acompanhado pela equipe médica do Hospital Infantil formada pelos pediatras Fernanda Bressan, Daniel Pires e o do diretor da Unidade, enfermeiro Sérgio Pereira. A equipe saiu de Porto Velho às 16 h e retornou as 21h.

“Antes de prosseguir viagem avaliamos as condições de saúde do recém nascido, fizemos a estabilização para que a remoção acontecesse de forma segura, o que ocorreu até a chegada a UTI. Ele está recebendo os cuidados necessários para uma criança prematura e com baixo peso”, explicou, Sérgio Pereira.

A participação do GOA, através do comandante coronel Demargli Farias, major Hugo Rios, e capitão Cordeiro foi fundamental para que a transferência fosse realizada com êxito, explicou o secretário de Saúde, Fernando Máximo. ” Um recém nascido desse porte necessita de todo o aparato necessário que foi nos disponibilizado através do corpo de bombeiros que tem uma avião equipado e também a equipe de Cacoal que nos ajudou com o ventilador que nos possibilitou salvar mais uma vida com a colaboração, a união, o bom senso e a boa vontade de todos”, ressaltou o secretário Fernando Máximo.
De acordo com a Central de Regulação, a média de transferências aeromédicas feitas pelo Estado por mês são em torno de 10 a 13 recém-nascidos (zero a 28 dias), 10 a 15 adultos, e 4 a 10 pediátricos.

GRUPAMENTO DE OPERAÇÕES AÉREAS – GOA


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼