Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 10:51:00- Email: [email protected]


Beneficiário do “Rondônia Cidadã” atualiza documentos e comemora possibilidade de voltar ao mercado de trabalho

O que seria apenas um atendimento para solicitar a 2ª via dos documentos pessoais, na edição do projeto “Rondônia Cidadã” realizada no bairro Nacional, em Porto Velho, no sábado (12) e domingo (13), tornou-se motivo de comemoração para o técnico de refrigeração Marcelo Ricardo, 38 anos, casado e pai de dois meninos de 15 e 9 anos. Desempregado há 5 anos, ele contou que trabalha atualmente como autônomo, e por incentivo da esposa foi até a Escola Dr. Oswaldo Piana, no sábado, com o intuito de atualizar a documentação, uma vez que a original foi furtada.

Marcelo Ricardo foi atualizar a documentação no Rondônia Cidadã, sábado, e descobriu vaga para um emprego

Após ser atendido na sala destinada à confecção dos documentos, Marcelo ficou sabendo que numa sala ao lado a equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) apresentava o programa Geração Emprego, elaborava currículos e fazia o cadastro. Enquanto o governador Marcos Rocha e a primeira-dama Luana Rocha, titular da Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), idealizadora do projeto, visitavam as salas onde estavam sendo prestados outros serviços essenciais, Marcelo Ricardo comemorava a informação de que havia uma vaga para sua especialidade. “Estou muito feliz. Estou desempregado há 5 anos e fui incentivado por minha esposa para vir apenas atualizar a documentação e agora sairei daqui com a possibilidade de trabalhar formalmente”, disse, completando que o Rondônia Cidadã precisa ser realizado mais vezes, para que mais pessoas tenham conhecimento e sejam atendidas com o que mais necessitam.

No meu caso, terei nova documentação e, possivelmente, um emprego”, reforçou Marcelo Ricardo, que é natural de Rio Branco (AC), mas há 30 anos mora na Capital rondoniense.

Nos dois dias, foram realizados 687 atendimentos, dos quais 56 foram emissão da Carteira de Identidade (RG), 46 agendamentos, além de 62 Carteiras de Trabalho, 202 serviços de embelezamento, entre outros ofertados das 8h às 16h30 do sábado e das 8h às 13h do domingo.

Entre os que foram solicitar a 2ª via do RG, estava também Maria Juirdes dos Santos, 66 anos, que disse ter chegado à escola de madrugada, à 1h, juntamente com a filha e dois amigos. Já Betânia de Jesus chegou depois das 8h com o intuito de fazer teste de glicemia. Enquanto R. B., mãe de um filho de 14 anos, foi buscar orientação jurídica sobre pensão alimentícia, e acabou sendo atendida também pela equipe de designe de sobrancelha. “Vim buscar uma orientação e vou aproveitar para depois fazer minha sobrancelha. Parabéns aos envolvidos neste projeto”, ressaltou.

Maria Juirdes procurou a Escola Dr Osvaldo Piana para solicitar a 2ª via da Carteira de Identidade

Sobre o “Rondônia Cidadã”, a secretária Luana agradeceu aos parceiros da Seas, que são instituições públicas e do terceiro setor, e lembrou que o projeto foi iniciado pelo distrito de Extrema, pertencente a Porto Velho, e que a expansão aos demais municípios ocorreu por solicitação dos gestores, considerando a importância dos serviços para a comunidade, em um só local e no fim de semana. “Agradeço a todos os parceiros por nos ajudar a levar assistência mais próximo de quem precisa”, destacou.

O projeto do Governo Estadual, idealizado em 2019 como “Seas Cidadã”, vem contemplando a cada fim de semana, em um único local, os moradores de um município ou distrito com serviços que geralmente só estão disponíveis nos dias úteis. No próximo fim de semana será a vez da população do município de Candeias do Jamari ser beneficiada com a ação na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade.

Secom – Governo de Rondônia


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼