Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 11:29:08- Email: [email protected]


Brasileiro de 5 anos é o mais jovem a descobrir asteroide no mundo

Miro foi reconhecido como o mais jovem caçador de asteroides do mundo – Foto: reprodução

O mais jovem caçador de asteroides da NASA no mundo tem apenas 5 anos e é brasileiro! Miro Latansio Tsai foi reconhecido pela agência espacial americana, ao identificar aproximadamente 15 corpos celestes.

Segundo Carla Latansio, mãe do menino, ele sempre amou astronomia. Com apenas 2 anos, Miro já conseguia reconhecer todos os planetas do Sistema Solar.

Mas foi a pandemia, em 2020, que fez a curiosidade do pequeno realmente chamar a atenção dos pais.

Projeto Ciência Cidadã

Carla explica que viu um anúncio de um projeto para caçar asteroides, o International Astronomical Search Collaboration (IASC), da NASA.

O programa, apesar de ter o comando da agência espacial, conta com o apoio de diversas instituições do mundo. Aqui no Brasil, o projeto é conduzido junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

E foi assim que Miro foi parar na lista de participantes do projeto. Não demorou para que ele aprendesse a dominar o programa pelo qual se analisa as imagens da NASA e se identifica os possíveis asteroides.

Ao todo, o pequeno cientista cidadão descobriu 15 asteroides somente entre outubro e novembro do ano passado.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A esperteza de Miro chamou a atenção também dos organizadores do projeto e o garoto recebeu um convite para participar da 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em dezembro de 2021.

Lá, ele foi contemplado por um certificado de mérito do MCTI, um do projeto IASC e outro da própria NASA.

Clubinho do Miro

Para inspirar outras crianças e pais a estudarem astronomia, Carla criou o Clubinho do Miro. No projeto, o menino ajuda outras crianças a aprenderem como descobrir asteroides, compartilhando informações sobre a experiência que teve no IASC.

E quem pensa que Miro vai parar por aí, se engana.

Ele quer se envolver em mais outros dois programas: “Imagens do Céu Profundo”, do MCTI; e o Globe, dedicado ao monitoramento do clima global, também da NASA.

Para Miro, caçar asteroides é uma maneira de preservar a Terra, pois, entendendo melhor a órbita de cada um deles, é possível prever se eles têm chances de atingir nosso planeta. “Sempre que eu puder ajudar as pessoas a proteger o planeta Terra, eu vou fazer isso”, acrescentou Miro.

Miro Latansio Tsai, de apenas 5 anos, é a pessoa mais jovem do mundo a descobrir asteroides Foto: Arquivo Pessoal

Miro Latansio Tsai, de apenas 5 anos, é a pessoa mais jovem do mundo a descobrir asteroides Foto: Arquivo Pessoal

Com informações de Exame

Espalhe notícia boa!

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼