Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 07:28:36- Email: [email protected]


Cacoal: Prefeitura cria força tarefa para fiscalizar reabertura do comércio

Para a reabertura do comércio em Cacoal, que ocorreu no último dia 13, foram estabelecidos critérios de segurança para preservar a saúde das pessoas que devem ser acolhidos pelos trabalhadores do comércio, empresários, clientes e a população local. Entre as medidas consta a obrigatoriedade do uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou com uso de álcool gel, proibição de aglomerações e a necessidade de manter 2 metros de distância entre as pessoas. As medidas atendem as recomendações das autoridades de saúde para a prevenção e enfrentamento do novo coronavírus-Covid-19.

O trabalho está sendo realizado por uma força tarefa com a participação de servidores de diferentes secretarias da Prefeitura de Cacoal e conta com a parceria e apoio dos trabalhadores do comércio, empresários e da população local. Durante as ações de fiscalização os servidores da Prefeitura também estão fazendo a conscientização da população para seguir as orientações das autoridades de saúde para todas as medidas de segurança para a prevenção do novo cornavírus-Covid-19.

Foram criadas barreiras sanitárias e educativas em dois pontos estratégicos, sendo um, em frente à Beira Rio, e outro na Rodovia do Café, em frente da Guarda Mirim. Durante o primeiro dia de fiscalização foram abordados mais de mil veículos e quase duas mil pessoas. Já no centro comercial foram instaladas tendas nas avenidas Porto Velho, e Sete de Setembro, onde está sendo entregue, álcool gel e máscaras, resultado de parceria das empresas que estão juntas com a Prefeitura nesse esforço para ajudar na prevenção e evitar a proliferação da COVID-19.

O trabalho de conscientização conta com a distribuição de panfletos com orientações e recomendações de higiene, incluindo lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70º, o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento de 2 metros nas filas. No caso da população do grupo de risco, crianças, idosos, hipertensos, diabéticos, entre outros a orientação é permanecer em casa e evitar contato social. Para reforçar o trabalho de fiscalização da Prefeitura, as empresas colocaram banners nas entradas de todos os estabelecimentos comerciais, inclusive, agências bancárias e casas lotéricas alertando os clientes sobre os cuidados necessários para a prevenção do novo coronavírus-Covid-19.

De acordo com o titular da secretaria municipal de indústria e comércio, Elias Nunes, o trabalho de fiscalização e conscientização está sendo bem recebido por todos os segmentos da população local. Segundo ele, em dois dias foram fiscalizados cerca de 400 estabelecimentos comerciais. “Nesses locais constatamos que 100% das empresas estão cumprindo as exigências estabelecidas para reabertura do comércio, e quase a totalidade das pessoas que saíram de casa estavam fazendo uso de máscara”, afirmou.

A conscientização e fiscalização está sendo realizado pela Prefeitura com o apoio da Secretaria Municipal de Indústria de Comércio, Secretaria Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde Federação da Indústria e Comércio do Estado de Rondônia, Associação Comercial e Industrial de Cacoal, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

Fonte: Assessoria


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼