Sábado, 20 de abril de 2024, às 12:29:20- Email: [email protected]


Cacoal promoverá evento temático do Café e do Cacau

Fortalecer a cafeicultura e fomentar a cultura do cacau! Esses foram o s objetivos do vereador Romeu Moreira ao idealizar e apresentar o projeto de lei que foi aprovado e institui o Dia e a Semana Municipal do Café e do Cacau em Cacoal. A iniciativa tem por objetivo valorizar a produção destes frutos que ajudam a compor a identidade de Cacoal, desde o início da sua formação.

Para 2022, as tratativas para organizar o primeiro grande evento para celebrar as datas que agora, oficialmente, fazem parte do calendário do município já iniciaram. Nesta semana, um encontro realizado na sede do Sebrae reuniu autoridades e representantes de instituições públicas e privadas para traçar o evento temático, no fim do primeiro e início do segundo semestre. Isso porque o projeto do vereador Romeu instituiu o dia 2 de julho como o Dia Municipal do Café e do Cacau e a primeira semana do mesmo mês como a Semana Municipal do Café e do Cacau.

“Foi uma reunião bastante produtiva para iniciar a construção da programação de um mega evento temático do café e do cacau. Um evento que acontecerá entre os dias 25 de junho e 02 de julho, no Complexo Beira Rio, que ganhou o nome de Genésio Lima, em homenagem a este grande comunicador cacoalense”, anunciou Romeu.

Este será o primeiro ano de celebração da Semana do Café e do Cacau, que tem entre seus principais objetivos fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento da cultura do café e cacau e suas formas associativas e cooperativas de produção, gestão, comercialização, processamento e agro industrialização. A semana surge também como uma forma de incentivar a criação de políticas públicas para o fortalecimento dessas culturas e ainda como ferramenta para viabilizar, profissionalizar, conscientizar e ofertar alternativas para o desenvolvimento dessas atividades.

“Este evento comemorativo que está sendo planejado para a Semana do Café e do Cacau será ainda uma excelente oportunidade para debater com produtores questões relacionadas ao tema, o seu desenvolvimento e planejamento a curto, médio e longo prazo. Além disso, queremos mostrar para a população e para os visitantes a força e o potencial de Cacoal na cafeicultura e também na cacauicultura”, destaca o vereador Romeu Moreira.

O evento será promovido pela Prefeitura e pela Câmara Municipal de Cacoal, sob a coordenação do Movimento Pró Cacau e com a parceria do Governo de Rondônia, por meio da Seagri, Emater, Sedam e Idaron.  Também são importantes parceiros deste projeto,  o  Sebrae, o IFRO/ Campus Cacoal, a  Faperon, o Senar, o Mapa, a  Embrapa, a Ceplac, a Funai, a Câmara Setorial do Café e a Câmara Setorial do Cacau. Entre os  apoiadores do evento estão a Caferon, a Cacauron, a Acic, a CDL de Cacoal, a Facer, a Abrasel, o Sindicato Rural de Cacoal e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼