Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 05:29:58- Email: [email protected]


Casos de Leishmaniose são detectados em animais e humano na zona rural de Cacoal

O Centro de Controle de Zoonoses e Vetores de Cacoal está desenvolvendo ações de combate ao mosquito transmissor da Leishmaniose e controle da doença, que já foi detectada em humano na zona rural do município de Cacoal.

De acordo com o veterinário Cristian José, a cerca de 2 duas semanas, um caso da doença que é transmitida por um mosquito conhecido popularmente como “palha”, foi dectado em humano e uma equipe se dirigiu até o Setor Prosperidade, Linha Miguel, onde 4 animais também foram localizados apresentando as mesmas lesões e através de coleta, foi comprovado se tratar de Leishmaniose.

A partir da confirmação, foram criadas ações para detecção de mais casos tanto em animais quanto em pessoas, para se ter uma noção da disseminação da doença.

Seguidamente, serão tomadas medidas para conter a proliferação do mosquito transmissor da doença, que cria uma espécies de úlcera sobre a pele.

O mosquito transmissor da doença que não passa pelo contato físico de pessoa para pessoa ou com animais infectados, prefere sair de seus repousos nos amanhecer e entardecer, por isso é de suma importância que moradores ribeirinhos evitem se expor nesses horários e usem roupas que cubram todo o corpo ou repelentes caso seja necessária a exposição.

Fonte: Segundo News


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼