Terça-feira, 19 de março de 2024, às 00:08:31- Email: [email protected]


COLUNA ANTÔNIO BRITO;A GESTÃO PÚBLICA E SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS

COLUNA ANTÔNIO BRITO;A GESTASÃO PÚBLICA E SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS

A gestão pública é cercada por muitos desafios, um dos principais desafios da gestão pública nos entes federados é priorizar ações emergenciais. Não obstante, ainda existe uma defasagem no país em relação à eficácia dos processos, na maioria das vezes prejudicada pela burocracia excessiva de alguns colaboradores/servidores, morosidade das etapas e a própria falta de capacitação específica dos servidores efetivos ou até mesmo os ditos comissionados para atender às demandas dos cidadãos.

Ao longo do tempo, o emprego público é associado por muitos com à estabilidade. É fácil de entender que a característica é forte no segmento, porém isso não significa que os agentes públicos devem parar de se qualificar, de buscar conhecimentos específicos para aquelas atividades de interesse do usuário dos bens e serviços públicos. Enfim, se eles quiserem crescer, precisarão provar que se adaptam e podem desempenhar um papel de qualidade.

Os princípios da eficácia e a qualidade nas entregas demandam funcionários/servidores públicos comprometidos e satisfeitos com o serviço público, mas também habilitados. O problema, hoje, é estabelecer uma política de gestão de pessoas que mantenha processos de seleção que valorizem as especialidades e sejam transparentes. Embora vemos muitos cargos por indicação que dão o retorno esperado, gerando comodismo.

É de bom alvitre, que há problemas ligados à remuneração, que costuma ser muito dessemelhante entre certas categorias funcionais. Destarte, romper com essa sucessão é um desafio da gestão pública dos entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), que precisa oferecer oportunidades e mais igualdade entre os seus servidores/colaboradores. Cacoal tem grupos de servidores que os salários são gritantes em relação a determinadas categorias. E o interessante, que entra e sai gestores (prefeito/a) e nada fazem para quebrar o ciclo vicioso.

Sem contar que algumas repartições/setores ou até mesmos órgãos públicos ainda têm problemas como a falta de ferramentas de qualidade para o desenvolvimento de um mister contínuo. De maneira, que o colaborador/servidor precisa despender algum tempo executando as tarefas manualmente, o que, de modo inclusivo, é passível de erros. Com isso, são desestimulados quanto à multifuncionalidade, gerando um processo simples que precisa de várias pessoas para resolvê-lo com eficácia. Ou seja, o Chefe do Poder Executivo precisa atuar de maneira estratégica para sanar tais problemas.

Por exemplo: Incorporar a tecnologia no setor ainda é um desafio, especialmente porque há uma falta de preparação para lidar com tais instrumentos, bem como uma resistência na mentalidade do próprio segmento em submeter o trabalho a um software. Muitos dos servidores ainda são funcionários de carreira, sem contar que existem diferentes departamentos internos que compõem a estrutura do poder público, logo, seria necessário

criar um plano de integração e treinar todas essas pessoas para que elas pudessem incorporar a tecnologia e obter mais agilidade.

Otimizar a distribuição de recursos, um dos principais desafios da gestão pública nos municípios (entes federados) é otimizar a divisão do capital a fim de que ele atenda a todas as esferas sociais. Planejar e fazer a divisão de maneira justa dos recursos para saúde, educação, moradia e outras áreas ainda é uma questão delicada, inclusive porque a administração pública apresenta ineficiências nesse sentido.

Nessa esteira, não se pode deixar passar desapercebido as ações do Chefe do Poder Executivo local. A ideia é promover campanhas de sustentabilidade ambiental, social e econômica da administração, evitando assim os desperdícios e preservando os recursos públicos. Há também a necessidade de maior transparência administrativa, promovendo a cultura do acesso à informação, mas também um processo de gestão mais eficiente que realmente priorize um estudo sobre as demandas de cada parte do setor.

Esses são apenas alguns dos principais desafios da gestão pública, que não deixa de ser pertencentes ao município de Cacoal. De modo que os gestores públicos, ainda precisam de uma maior maturidade nos seus processos gerenciais para prover mais eficácia na sua condução, reduzindo as burocracias e entregando melhores serviços à população como um todo. Para isso, a transparência é imprescindível.

Apesar de ser um problema que já deveria ter sido sanado, o atual cenário da administração pública ainda é marcado por constantes ações ilegais e antiéticas praticada por servidores de diferentes níveis hierárquicos, que colocam seus interesses pessoais ou de terceiros à frente do público. Tudo isso converge em casos de escândalos e corrupção em diferentes esferas do poder.

coluna: ANTÔNIO BRITO


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼