Quinta-feira, 18 de abril de 2024, às 17:45:17- Email: [email protected]


Coluna PORTA ABERTA – Rolim de Moura

Por Fernando Garcia

Fazer aniversário

O Programa Tchau Poeira, lançado no início do ano passado pelo governador Marcos Rocha, em Rolim de Moura, está sendo aguardado com muitas expectativas pela população da capital da Zona da Mata, haja vista, que o mesmo só fez até agora algumas recomposições asfálticas e operações tapa buracos que por sinal, estes últimos já se encontram em forma de crateras, precisando que sejam refeitos novamente. Infelizmente temos que dizer que o dinheiro saiu pelo ralo, visto que os trabalhos não surtiram suas verdadeiras finalidades, que era manter uma estrutura mais edificante e duradoura. Como a promessa do Tchau Poeira foram feitas em duas etapas, sendo uma na avenida 25 de agosto e a outra na avenida Fortaleza com a Guaporé, entre o Bradesco e Banco do Brasil, onde sua excelência anunciou categoricamente a construção de vários quilômetros de asfalto, onde inclusive chegou a fazer gentileza oferecendo dez quilômetros a mais para o prefeito Aldo Júlio, fazer onde quisesse. Os rolimourenses querem que o governador cumpra com suas promessas, dando início já a construção de asfalto na cidade de Rolim de Moura e no distrito de Nova Estrela, uma vez que só faltam menos de sete meses para findar o mandato do governador Marcos Rocha.

Ponto positivo
Na administração do prefeito Aldo Júlio, é notório alguns avanços em alguns setores, dentre eles, o atendimento no hospital Amélio João, que passou a ser mais humanizado o que sem dúvida merece destaque, lógico, ainda muitas coisas precisam ser corrigidas. Esse avanço na melhoria do hospital municipal, está creditado a inauguração da UPA, Unidade de Pronto Atendimento, que melhorou significativamente a vida de milhares de pessoas que buscam socorro de imediato durante o decorrer do mês. Acredita-se, quando a UPA, estiver atendendo com médicos especialistas em diversas áreas, os serviços relativos a saúde no município vai melhorar muito mais, não tendo que aguardar infinitamente pelo sistema de Regulação da Saúde, onde o paciente morre para depois receber o chamado, sem nenhuma consequência para os responsáveis. É bem verdade, que esses profissionais serão contratados por uma empresa para prestação dos serviços, visto, que geralmente o município encontra dificuldades para contratação desses profissionais.

Saneamento esquecido
O vereador dr. Roni Ton, em pronunciamento do parlatório da Câmara de Vereadores de Rolim de Moura, cobrou mais efetividade por parte da empresa concessionária Águas de Rolim de Moura, quanto as melhorias que envolvam as obras de saneamento básico no município, quando a empresa afirma de forma categórica que foi realizado no bairro Olímpico, cem por cento do esgotamento sanitário. Realmente a empresa precisa fazer sua parte, como foi combinado quando assumiu o controle que antes era da Caerd, quando falaram em investimentos da ordem de 100 Milhões, no decorrer de alguns anos. O vereador questionou os recursos aplicados no quesito sanitário, alertando que tal aplicações transformaria na melhoria da qualidade de vida para a população, mas, entende que o montante aplicado pela concessionária é insuficiente para alcançar esses objetivos, embora, já deveria ter aplicados recursos mais plausíveis que o município requer.

Lamentações
O senador Marcos Rogério (PL), esteve semana passada em pré-campanha em Rolim de Moura, onde recepcionou vários pastores da região num clube fora do perímetro urbano da cidade, depois da reunião com os evangélicos, se dirigiu à Câmara de Vereadores, onde foi recepcionado por pouquíssimos vereadores, ou seja, menos da metade dos nove componentes do legislativo mirim. Rogério falou mais da administração do governador Marcos Rocha, apontando erros e falhas do gestor estadual, principalmente a parceria com os prefeitos. O defensor Bolsonarista, só esqueceu de pontuar como se deve administrar o Estado de Rondônia, ficou apenas no campo das lamúrias o que certamente demonstrou um discurso vazio sem apontar quais são as saídas para os problemas que devem ser atacados para que o Estado consiga sair do estado de inércia.

Observado
Mais uma das coisas que mais chamou atenção da presença do senador Marcos Rogério, em Rolim de Moura, foi a ausência do seu braço direito Expedito Júnior, que apesar dos encontros terem sidos realizados fora da cidade e outro na Câmara de Vereadores, muitos observadores e curiosos de plantão sentiram a falta do seu pretenso candidato ao Senado, como ele bem salienta em todos os lugares que passa. Na verdade, nem mesmo o senador Marcos Rogério, tem certeza absoluta da pré- candidatura, de Expedito Júnior, uma vez que depende de uma posição definitiva do presidente da República, Jair Bolsonaro, que tem uma certa preferência pelo empresário de um conglomerado de negócios em Vilhena, Jaime Bagatolli. Apesar de nos últimos dias, Expedito Júnior, continua se esquivando em não decretar sua pretensa candidatura ao Senado Federal, bem como de não andar lado a lado com Marcos Rogério, em pleno território que é o da capital da Zona da Mata, seu berço político, deixa muitas brechas para comentários.

Suplente
Ao que tudo indica a suposta pré-candidatura do empresário no ramo do agronegócio, mineração e energia, César Cassol, ainda não tem nada consistente como coadjuvante do senador Marcos Rogério, na qualidade de pré-candidato a vice-governador. O assunto ganhou notoriedade em redes sociais e diversos meios de comunicação do Estado, entretanto, não ficou nada consolidado ficando apenas no campo da suposição, embora, o determinante para a candidatura de Rogério, saísse do colégio eleitoral da capital Porto Velho, que agrega quase 350 mil votos, uma vez que o senador já pertence ao interior onde já possui base eleitoral. Observando por outro ângulo, existem grandes possibilidades de o ex-prefeito de santa Luzia e Rolim de Moura, o ex-deputado estadual por dois mandatos consecutivos, César Cassol, ser incluído como primeiro suplente de senador na chapa de sua irmã, deputada federal Jaqueline Cassol.

Emendas
O senador Ji-paranaense Marcos Rogério, não é muito chegado a indicar emendas alvissareiras para Rolim de Moura, geralmente os recursos enviados por ele são muitos tímidos, em relação ao deputado federal Expedito Neto, que nesse quesito tem sido parceiro do município. Marcos Rogério, deveria ser mais arrojado com emendas quando se tratasse de Rolim de Moura, tinha quem bater continência para o entusiasta de sua campanha em 2018, Expedito Júnior, que além de ter lançado para o senado federal, bateu firme e forte nas reuniões do começo ao fim, sobre a importância de se eleger um senador da República, para abrir portas para o governador. Como bem dizia Expedito ainda em meados dos anos 90, quando Bianco era senador, que os pés de um senador quando bate na porta de um ministério, tem a força de uma pata de elefante, a vidraça treme, todavia, embora aliadíssimo do presidente Bolsonaro, esses requisitos parecem que estão equidistantes do senador Marcos Rogério, que poderia interceder bastante por Rolim de Moura, afinal, Expedito Júnior, é de Rolim de Moura, tem propriedade e vota aqui. Mas de qualquer maneira, valeu uma emenda do senador no valor de 3 Milhões, a única por sinal que merece destaque, que infelizmente a prefeitura passou batida e não usufrui deixando o numerário voltar. O senador deu um puxão de orelho no prefeito e disse que a culpa foi da administração e, em tom de brincadeira, disse que em nome da Procuradora do Município, Marineusa, ele iria recuperar os valores para o prefeito Aldo Júlio.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼