Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 17:19:00- Email: [email protected]


Crianças com autismo em Vilhena terão maior clínica-escola do Norte do Brasil, veja projeto

A ser construída com recursos próprios da Prefeitura de Vilhena, unidade terá 2.000 m² de área construída e capacidade para 200 alunos

O prefeito Eduardo Japonês apresentou na noite desta quarta-feira, 22, o projeto da maior clínica-escola para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) do Norte do Brasil, a ser construída em Vilhena. Famílias e seus filhos com autismo, vereadores, secretários municipais e integrantes da Amavi (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Vilhena) estiveram na Câmara Municipal de Vereadores para a apresentação do conceito arquitetônico e planta baixa da obra, com investimento de cerca de R$ 5 milhões no 3.380 m² de terreno e 2.000 m² de área construída. Será a maior clínica-escola da região, atendendo 200 alunos.

No evento estiveram também os vereadores Samir Ali (eleito pelas mães presentes como “Padrinho da Causa Autista em Vilhena”), Zeca da Discolândia, Zezinho da Diságua, Wilson Tabalipa e Sargento Damassa. Representando a Amavi estava no evento Fabiana Holler, bem como a secretária municipal de Educação, Amanda Areval, e a vice-prefeita Patrícia da Glória.

“Com uma gestão adequada dos recursos públicos disponíveis e aqueles que fomos buscar, pois sabíamos que era possível, temos hoje capacidade de fazer uma obra assim. Isso se deve à correção do IPTU e Cosip, por exemplo, defasados há décadas, com apoio da Câmara. Aprendi durante o mandato a importância desta causa e hoje é um dia de festa, um presente de Natal para vocês!”, garantiu o prefeito Eduardo Japonês.

Emocionada, a secretária da Amavi, Sedilaine Marques, agradeceu à iniciativa. “Esse é o resultado de uma luta de vários anos. Impossível não chorar com uma notícia como essa, pois buscamos de todas as formas, às vezes até de forma radical. Muitas mães até mesmo desistiram de tentar. Mas só queremos o bem de nossos filhos e essa clínica-escola que era um sonho, começa a se tornar realidade”, agradeceu.

O arquiteto Jader Volpi, da Prefeitura de Vilhena, fez o projeto, que foi apresentado pelo também arquiteto Lucas Veronese. Ambos se inspiraram em visita recente feita em Santos (SP), em clínica-escola estabelecida na cidade paulista. “Esse equipamento público vai integrar o atendimento clínico e o atendimento pedagógico em um mesmo edifício, proporcionando dignidade e conforto às famílias vilhenenses. A clínica escola disporá de 20 salas de atendimento especializado, como consultório odontológico, salas de fisioterapia, atendimento clínico e pedagógico especializado, salas de interações sensoriais, musicoterapia, espaço para atividades físicas e de lazer, refeitório, piscina e uma estrutura para o desenvolvimento das metodologias de ponta na abordagem sobre o espectro autista”, explica.

Samir Ali comentou o sucesso da iniciativa. “Acompanho as mães e famílias dessa causa há muitos anos e sei da importância desse projeto. Tive o privilégio de ir até Santos ver a clínica-escola de lá. Acredito que aqui poderemos fazer ainda melhor que lá, com apoio da associação, pois lá foi fundamental essa parceria e aqui também será”, destacou.

Reuniões entre a Prefeitura e a associação devem acontecer nas próximas semanas para detalhamento do projeto e eventuais ajustes necessários, conforme recomendações de profissionais da Saúde, Assistência Social e Educação. O projeto será custeado com recursos próprios da Prefeitura, arrecadados no município, e está previsto para ser licitado em 2022 com estimativa de entrar em funcionamento em até dois anos.

Semcom


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼