Sexta-feira, 19 de agosto de 2022, às 07:28:04- Email: [email protected]




Cultura e diversão: Festas juninas ensinam e celebram a tradição para as crianças

Pular a fogueira, cortar bandeirinha ou comer uma pipoca quentinha. As celebrações realizadas nos meses de junho e julho já fazem parte da cultura popular do brasileiro. Muito presente no ambiente escolar, as festas passaram por algumas adaptações durante a pandemia da covid-19, mas qual a importância da celebração para as crianças, principalmente nos primeiros anos de vida?

Para a coordenadora pedagógica do Marista Escola Social Robru, as festas populares são uma oportunidade de trabalhar diversos conhecimentos nos pequenos. “É possível trazer para a sala de aula elementos da arte, música, pintura e história. A sabedoria popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico neste contexto que busca ampliar o repertório cultural da comunidade resgatando e preservando as tradições culturais.”, revela.

Festa Raízes apresenta tradições

- Advertisement -

A Escola Social, localizada na Zona Leste de São Paulo, atende gratuitamente crianças de 0 a 5 anos, e para abranger todo esse universo é celebrada  a Festa Raízes. A ideia é apresentar para as crianças da educação infantil como os festejos fazem parte da nossa história e promovem diversidade cultural. “ O momento de poesia cultural conta ainda com grupo de educadoras que entoam o baque virado de maracatu, e também o grupo de carimbó Mães dançantes, valorizando a tradição, o popular e o folclore brasileiro”, revela Patrícia.

Além disso, a celebração que marca o imaginário das crianças fortalece diversos eixos de ensino, como a matemática, ciências e geografia, por exemplo, e reforça a integração entre família e escola. “Essas atividades fortalecem a união com os pais e responsáveis, mesmo a distância é possível estabelecer os vínculos, realizar vídeos e lives, ensinar brincadeiras para que possam ser realizadas em família, o importante é despertar a curiosidade e a experiência nas crianças”, reforça.

Quer fazer seu Arraiá em casa? A especialista dá dicas de tradições e brincadeiras para toda família.

  1. Arte em toda parte

Uma das partes mais esperadas do período das festas juninas são as decorações e, para incentivar a criatividade, vale apostar nas tradiconais bandeirinhas, balões de papel e outros itens confeccionados em casa. “Os pais e responsáveis podem utilizar materiais reciclados também para a realização, revistas antigas para as bandeirinhas, garrafas pet para balões, todo esse processo vai incentivar e empolgar ainda mais as crianças”, reforça Patricia.

  1. Comida é ciência

Seja o bolo de milho, a pipoca quentinha, ou os doces de amendoim, a comida de festa junina sempre dá água na boca né? Para envolver as crianças, os adultos podem buscar receitas na internet ou nos canais do YouTube, a diversão estará garantida.

  1. Explore a dança

Dançar proporciona movimentos de todo corpo, além do gasto importante na energia, contribui para a capacidade motora e bem estar dos pequenos. Que tal explorar, além das danças já conhecidas, os ritmos relacionados às raízes das Festas Juninas como o Xaxado, Baião, Xote e samba-de-coco, por exemplo.

  1. Viaje sem sair de casa

Conhecer regiões do Brasil ou explorar as informações sobre as origens das festas juninas na Europa, além de buscar vídeos e desenhos que apresentem essa realidade, também é uma forma de viver esse período e ainda engajar as crianças a descobrirem e explorarem esse universo.

  1. Brincar faz parte

E isso vale para os adultos também, entrar no clima da festa é proporcionar brincadeiras como rabo do burro, cai cai balão, pescaria, jogo das argolas, entre outras que podem ser feitas em casa. “O pais e responsáveis podem brincar juntos, participando ativamente da festa e garantindo diversão para toda família”, finaliza Patricia.

fonte:Nathalie Santini Maia

Compartilhar notícia:






Veja mais notícias

spot_img

TSE promove curso sobre Direito Eleitoral e Eleições 2022 para profissionais de comunicação

A Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE)...

Vídeo. Cadela e filhotes são resgatados de buraco no Entorno do DF

Animais estavam em local de difícil acesso e foram...

GO: mãe ia trabalhar e deixava menina de 3 anos sozinha em casa; vídeo

conselho Tutelar foi acionado e advertiu a mãe da...

PF: médico perito federal é preso por fraude na Previdência Social

Segundo a investigação, suspeito fraudava atestados, a maioria para...