Quinta-feira, 18 de abril de 2024, às 06:21:18- Email: [email protected]


É coisa de louco o lançamento de parentes nesta eleição 2022 em Rondônia

CarlosSperança

COLUNA

Mundo confuso Lamentável o Brasil não ser convidado à reunião de cúpula do G7 (as nações mais desenvolvidas), prevista para junho…

Mundo confuso

Lamentável o Brasil não ser convidado à reunião de cúpula do G7 (as nações mais desenvolvidas), prevista para junho. Pode-se até entender que foram chamadas duas nações do continente africano – Senegal e África do Sul, pela diversidade entre elas – e também duas nações do Oriente – Índia e Indonésia, cujas realidades, apesar da vizinhança, também não são iguais –, mas é difícil entender a lista de quatro sem nenhum país sul-americano.

As quatro nações convidadas terão participações importantes no evento, com enfoques particulares úteis para as avaliações, mas três fatores principais incomodam nessa decisão, dois de caráter global e um interno. A justificativa de que o Brasil estaria “do lado errado” no conflito com a Ucrânia é absurda: o Brasil votou a favor da resolução da ONU condenando a Rússia pela invasão contra a Ucrânia, enquanto a África do Sul e o Senegal se declararam neutros, assim como outras 15 nações africanas.

Segundo, o clima é o principal drama do planeta, superior até à Covid, que não vai extinguir a humanidade. Sendo a Amazônia chave central na questão, é inexplicável a lista sem nenhuma das nove nações que compartilham a floresta. O terceiro fator é interno: alvo de chacotas na ONU, a diplomacia brasileira segue caótica e contraditória, dando uma no cravo e outra na ferradura. No fim das contas, como na história da raposa e das uvas, pode- se ignorar a falta de convite e torcer para o fracasso da reunião.

Eleições 2022

Nos bastidores se comenta que a melhor chapa da chamada Frente de Esquerda na eleição de outubro para enfrentar o governador Marcos Rocha, o senador Marcos Rogério e o deputado federal Leo Moraes ao governo estadual seria integrada pelo ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade) para o CPA, a vice-governador Anselmo de Jesus (PT- Ji-Paraná) e Mauro Nazif (PSB-Porto Velho) ao Senado. Ramon Cujui e Fatima Cleide seriam os puxadores de votos de votos no PT, Jesualdo Pires e Vinicius Miguel os puxadores de votos para o PSB. Entre idas e vindas a decisão sobre a chapa da esquerda só sairá nas convenções de agosto.

Os reforços

O PL de Marcos Rogério e Jair Bolsonaro vem reforçado para a disputa das oito cadeiras a Câmara dos Deputados com os atuais parlamentares Silvia Cristina (Ji-Paraná) e Crisóstomo (Porto Velho). Mas ao restante da nominata falta vitamina para ganhar musculatura e então a confiança reside na força do atual presidente em Rondônia um dos estados mais bolsonaristas do País. Ao Senado o partido está dividido entre o empresário Jayme Bagatoli (Vilhena) e Expedito Junior (PSD), uma pendenga que só será resolvida nas convenções do meio do ano.

Os parentes

É coisa de louco o lançamento de parentes nesta eleição 2022 em Rondônia. Em Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves projeta o nome da sua esposa Ieda a Assembleia Legislativa e a deputada Mariana lança o mano Mauricio a Câmara dos Deputados. Em Ji-Paraná o prefeito lança o rebento Negão Filho a Assembleia Legislativa, em Cacoal o prefeito atual lança a esposa, em Vilhena os Donadons lançam Rosangela a federal, em Cerejeiras Israel Neiva tem o filho Wiverlândio Neiva a federal, em Jaru os Muletas lançam Dorinha a federal. Na região de Rolim, Ivo Cassol tem Jaqueline o Senado nas paradas e Expedito Junior o filho Expedito Neto a reeleição e por aí vai.

Na vala comum!

Alguns deputados estaduais estão se mexendo visando dar uma resposta a sociedade sobre os casos Lebrão, Geraldo da Rondônia e Jonhy Paixão. Temem que a imagem negativa destes parlamentares atinja e respingue nos demais pares da casa legislativa, entrando todos numa vala comum, com graves prejuízos para aqueles que estão pleiteando a reeleição em outubro. No entanto, nada disto será possível se não for trocada a Comissão de Ética do parlamento estadual, todos omissos com os malfeitos dos colegas.

A criminalidade

Já são 14 feminicídios em Rondônia nestes primeiros meses do ano. Se forem contabilizados os homicídios a coisa triplica pelo menos. A criminalidade está acelerada em algumas regiões do estado e Porto Velho vivencia um clima de terror pelas disputas travadas entre as facções organizadas tendo seus tribunais do crime com execuções quase diárias na capital rondoniense. Nosso sistema de segurança entrou em colapso com tantos assaltos, arrombamentos, traficantes dominando as comunidades. Seja no centro histórico ou nos bairros mais distantes, a toada é a mesma e salve-se quem puder!

Via Direta

***Com o Dnitt em ação foi iniciada uma nova etapa de dragagem no Rio Madeira em localidades ribeirinhas dePorto Velho e no Sul do Amazonas *** A medida vai garantir a navegação no canal durante o período de estiagem prejudicada com a diminuição da largura e da profundidade do Madeirão. Vamos ver se a coisa anda desta vez, nas ocasiões anteriores a dragagem foi na anunciada e efetivada pela metade *** No
Cone Sul rondoniense a briga pelas cadeiras a Câmara Federal tem Rosangela Donadon, do clã Donadon, EvandroPadovani, do clã Goebels e Wiveslandio Neiva, do clã dos Neiva Carvalho. Como se vê, é uma peleja entre grupospolíticos regionais *** Até agora o PSOL de Pimenta de Rondônia não se posicionou sobre a Frente de Esquerda e as eleições em outubro em nosso estado. Nas instâncias superiores a legenda já está fechada com Lula.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼