Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 13:45:58- Email: [email protected]


ELEIÇÃO: Quarta-feira, 4, é o último dia para emitir ou regularizar título

Quem deseja votar nas eleições de outubro tem até a quarta-feira (4) para emitir, transferir, incluir nome social, atualizar ou regularizar o título de eleitor. Depois desta data, o cadastro eleitoral será fechado. O prazo limite para emitir ou modificar informações relativas ao título de eleitor é decorrente da Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do pleito. Neste ano, a data do fechamento é 5 de maio.
RONDÔNIA
Em Rondônia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) orienta a população no sentido de não deixar a busca pelo atendimento para o últimos dia, isso porque a procura pelos serviços deve aumentar, podendo haver congestionamento de acessos ao site e demora nas filas de espera.
Atendimentos
A Central de Atendimento ao Eleitor atende em Porto Velho, no horário das 8h às 18h. Já em Cacoal e outras cidades do interior do estado, o atendimento segue no horário, de 11h às 18h.
 
ATENDIMENTO ONLINE
Todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor.
Pela internet, o eleitor pode pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados. De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 6 milhões de títulos foram cancelados de 2018 a 2021. A ação acontece quando o eleitor não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas, apesar de se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade do voto.
 
Canais de autoatendimento
As operações no cadastro eleitoral, como o alistamento eleitoral, revisões e transferência de domicílio, podem ser feitas de forma remota pelo portal www.tre-ro.jus.br através da ferramenta Título Net ou clicando no menu de autoatendimento, localizado na página inicial do portal oficial.
Acompanhe o requerimento pela internet
Completadas as etapas anteriores, basta aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. O processo também pode ser acompanhado pela internet na opção “Acompanhar Requerimento” e informando o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.
 e-Título
Após o processamento dos dados, se não houver qualquer pendência, é só baixar o aplicativo e-Título no celular ou tablet e utilizar a versão digital do documento, dispensando-se o título em papel.
O download do app é gratuito e pode ser feito pelo Google Play e App Store. O aplicativo funciona tanto no sistema operacional Android quanto no iOS.
Eleições 2022
Neste ano, estão em disputa os cargos dos próximos deputados estaduais, deputados federais e distritais, governadores, senador e presidente da República. A votação em primeiro turno irá ocorrer no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.
Fonte: Segundo News, com informações do TRE-RO
Foto: Divulgação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼