Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 06:25:30- Email: [email protected]


Em 5 anos, SESI e SENAI de Rondônia formaram mais de 6 mil alunos nos cursos gratuitos

O coordenador explicou que existem alguns critérios para que as vagas sejam preenchidas através de editais

Fiero Rondônia

De 2017 a 2021, conforme o Sistema de Gestão Escolar (SGE), as unidades do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Rondônia formaram mais de seis mil alunos através da Gratuidade Regimental para vagas de cursos da Formação Inicial e Continuada, e cursos Técnicos de Nível Médio na forma presencial e Ensino à Distância (EAD).

“É compulsório, SESI e SENAI disponibilizarem cursos gratuitos para a Educação Básica e Aprendizagem Industrial Técnica e Aprendizagem Industrial Básica, respectivamente”, afirma coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho.

O coordenador explicou que existem alguns critérios para que as vagas sejam preenchidas através de editais. Como é um programa inclusivo de gratuidade, os interessados, preferencialmente, têm de ser pessoas de baixa renda. “A gratuidade tem o objetivo de dar oportunidades àqueles que financeiramente não podem pagar por uma escola de qualidade, então o SESI e SENAI promovem estas vagas gratuitas anualmente”, pontuou Coelho.

O superintendente do SESI e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago enfatizou que são oferecidos cursos em diversas áreas, e constitui-se em uma ação de inclusão social. Estas vagas são oportunidades que os jovens precisam aproveitar para se qualificar profissionalmente e conquistar seu lugar no mercado de trabalho.

“Para quem está em busca de emprego ou de se qualificar ainda mais, cada diferencial no currículo conta, e sem dúvida, um curso do SENAI faz toda diferença”, disse. “Sem contar o grande índice de empregabilidade obtido pelos nossos alunos do SENAI, não só em Rondônia, mas em outras localidades do País. O SESI em Rondônia também cumpre anualmente esta cota e para 2022, foram abertas novas turmas para o Novo Ensino Médio (NEM) e educação fundamental”, afirmou Santiago.

“Iniciamos o ano letivo de 2022 em Rondônia com quatro novas turmas gratuitas do Novo Ensino Médio (NEM), distribuídas pelas unidades SESI-SENAI de Porto Velho, Cacoal e Vilhena. Para completar a cota de 21 por cento, o SESI também abriu vagas gratuitas para algumas turmas do Ensino Fundamental. Sem dúvida é uma oportunidade para que os jovens possam fazer um curso numa escola reconhecida pela indústria e ainda com a possibilidade de se profissionalizar ao mesmo tempo em que conclui o ensino básico”, explicou o superintendente do SESI-RO.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼