Terça-feira, 17 de maio de 2022, às 06:23:37- Email: [email protected]



Energisa entrega projetos para economia de energia em Espigão, Cacoal e Porto Velho

Apae, em Espigão, e Cernic, em Cacoal, terão economia equivalente ao consumo a 24 casas populares por mês.  Avenida Caúla é a quarta da capital a receber o Programa de Eficiência Energética que já beneficiou 17 municípios

 

A Energisa finalizou nesta semana obras do Programa de Eficiência Energética na Apae de Espigão do Oeste, Cernic de Cacoal e avenida Caúla na capital. O investimento de R$ 514 mil nos três projetos vai economizar 266 MWh por ano, o equivalente ao consumo de 110 casas populares por mês. A concessionária substituiu 353 lâmpadas pelo modelo LED e instalou sistema de geração solar com 90 placas fotovoltaicas em ambas as instituições filantrópicas.

- Advertisement -

Ação celebrada por Nalzira de Fátima, diretora do Cernic em Cacoal, pois poderá proporcionar conforto durante os atendimentos e usando menos energia. “Usamos o ar-condicionado somente em dias muito quentes. Agora vamos poder ligar e ainda destinar os recursos que usamos para pagar a conta de luz para outras necessidades da instituição que vive de doações”, afirmou. O Programa de Eficiência Energética é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e abrange instituições sociais, do poder público e empresas na promoção do uso eficiente da energia elétrica.

Na capital, a empresa finalizou a substituição de 196 pontos de iluminação pública na avenida Caúla, entre as ruas Venezuela e Mamoré. Thiago Peres, coordenador de Eficiência Energética, observa que esta é a quarta avenida da capital beneficiada pelo projeto. “O modelo LED proporciona luz mais clara, com melhor qualidade e utilizando menos energia. Sua vida útil também é maior do que a de outros modelos em média de 70 mil horas, dependendo dos fatores ambientais. O retorno do investimento é visto no decorrer dos anos com a diminuição da manutenção, proporcionando mais qualidade de vida, mais conforto, e principalmente, aumentando a sensação de segurança das vias”, declarou.Em três anos, Rondônia recebeu mais de R$ 25 milhões em programas de eficiência energética que contribuíram para a redução de 13 mil MWh por ano, o equivalente ao consumo de 5.472 casas populares por mês.

Nesse período 15 mil lâmpadas da iluminação pública de 17 municípios foram substituídas. “E comprova o compromisso da Energisa com Rondônia. Quem passa pela avenida Governador Jorge Teixeira percebe a diferença dessa benfeitoria”, frisou Peres.Antes da instalação das lâmpadas, a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur) realizou obras estruturantes como a adequação de postes, braços de luminárias e cabos.  A substituição de lâmpadas por modelos mais eficientes é uma contribuição da Energisa junto ao poder público, responsável pela gestão e manutenção da iluminação pública nos municípios. 

O programa de Eficiência Energética executado pela Energisa no estado também atuou em escolas públicas, associações e hospitais. Acesse www.energisajuntos.com.br/RO e confira os outros projetos. (Tamires Barcellos Ribeiro Garcia/Imprensa/Energisa)Cernic, Cacoal

Apae, Espigão do Oeste

tribunapopular

Compartilhar notícia:






Veja mais notícias

CICLONE SUBTROPICAL

Preocupados com a possibilidade de alguns efeitos mais extremos...

Real Ariquemes é campeão Rondoniense 2022

O Real Ariquemes ficou no empate neste domingo, 15,...

Mulher reclama de som alto e tem orelha arrancada pelo vizinho: ‘Problema resolvido’

Um desentendimento entre vizinhos em Bertioga, no litoral de...

Sine de Porto Velho oferta 140 vagas de emprego nesta segunda-feira (16)

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Porto Velho está com...