Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 10:50:13- Email: [email protected]


Ex-presidente da Rússia reforça fala de Putin ao dizer que país pode usar armas nucleares na Ucrânia

O ex-presidente russo Dmitry Medvedev disse, nesta quinta-feira (22), que quaisquer armas do arsenal de Moscou, incluindo armas nucleares estratégicas, podem ser usadas para defender territórios da Ucrânia incorporados pela Rússia.

Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, afirmou que os referendos organizados por autoridades separatistas e instaladas pela Rússia em grandes áreas do território ucraniano ocupado pelos russos vão acontecer e que “não há como voltar atrás”:

“As repúblicas do Donbass [Donetsk e Lugansk] e outros territórios serão aceitos na Rússia”.

Medvedev disse que a proteção de todos os territórios será significativamente reforçada pelas Forças Armadas russas e acrescentou:

“A Rússia anunciou que não apenas as capacidades de mobilização, mas também quaisquer armas russas, incluindo armas nucleares estratégicas e armas baseadas em novos princípios, podem ser usadas para tal proteção”.

Espera-se que os referendos que ocorrerão nas partes controladas pela Rússia das províncias de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporizhzhia, bem como parte da província de Mykolaiv, a partir de sexta-feira, produzam resultados que endossam esmagadoramente a adesão à Rússia.

As votações, organizadas com poucos dias de antecedência sob ocupação militar, foram rotuladas como farsas por Kiev e seus aliados ocidentais.

Se forem formalmente admitidos na Federação Russa, os territórios ocupados, onde as contraofensivas ucranianas ganharam força nas últimas semanas, ficarão sob a doutrina nuclear de Moscou.

r7


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼