FIM DE ANO: Detran alerta condutores para os cuidados com o veículo ao pegar estrada

Date:

No final e início de ano aumenta consideravelmente o fluxo de veículos nas estradas Brasil a fora, pois muita gente costuma programar viagens com a família nessa época do ano, principalmente por causa das férias escolares e das festividades de Natal e Réveillon. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para garantir uma viagem segura, como: fazer a revisão no veículo e praticar direção defensiva e respeitar a legislação de trânsito.

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida, ressalta que é importante antes de pegar a estrada fazer um planejamento da viagem. Saber quantos quilômetros do ponto de partida até o destino, procurar informações sobre as condições da estrada, se está em obras e em boas condições de trafegabilidade, se precisar pernoitar e qual o local, pois sempre é bom escolher um local seguro.

“Outra recomendação importante é verificar o óleo do motor. Se não estiver sendo bem lubrificado, pode até fundir, o que pode comprometer o período de férias com a família. Além de ficar com o carro quebrado na estrada, vai ter que desembolsar um valor considerável, pois refazer um motor de carro não fica barato”, ressalta o diretor.

Outro detalhe que precisa ser visto é o óleo do freio; verificar se não há vazamentos e ficar atento para saber se o óleo esta mantendo as funções normais. Se a cor estiver preta ou gelatinosa, é um indício que a troca é necessária. O condutor não pode esquecer de olhar a água do radiador; é o que mantém o motor frio, por isso a água é importante.

Para garantir a viagem segura, os pneus devem estar em boas condições de uso. A verificação envolve vários fatores, como a calibragem e o estado de conservação. E por fim, verificar se todas as lâmpadas, como: faróis, lanternas, luzes de freio, de ré e setas estão funcionando. E não esquecer de vistoriar se as ferramentas do veículo estão em ordem, caso precise trocar o pneu, irá precisar da chave de roda, macaco e do triângulo para sinalizar o acostamento da via.

Governo de Rondônia

Compartilhar notícia:





Veja mais notícias

SAÚDE – Edital de seleção de médicos segue aberto em Porto Velho com baixa apresentação de profissionais

Falta de profissionais reflete no atendimento em unidades de...

Motorista flagra caminhonete capotada sozinha às margens da BR 174, em Vilhena

Nesta quinta-feira, (27), um motorista que passava pela BR-174,...

Traficantes são presos na fronteira com mais de meia tonelada de droga

Mais de 608 kg de de cocaína, avaliados em...

MEC oficializa pagamento do Piso do Magistério

Por meio das redes sociais o presidente, Jair Bolsonaro,...