Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 18:45:43- Email: [email protected]


Governo disponibiliza transporte gratuito de calcário; produtores de Rondônia devem se credenciar

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), abre novas inscrições para os produtores de leite interessados em adquirir o frete gratuito para o transporte de calcário. A ação é realizada através do programa “Mais Calcário”, em parceria com os municípios e visa beneficiar, nesta nova etapa, mais de dois mil produtores de leite da agricultura familiar, dos 52 municípios de Rondônia com o transporte gratuito de 50 mil toneladas. Serão investidos R$ 10 milhões no programa, com recursos provenientes do Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira de Rondônia (Proleite).

Para participar do programa, o produtor deve procurar o escritório local da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e apresentar documentos de identificação, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), comprovante de aquisição do calcário, análise de solo da propriedade, com validade de no máximo um ano, e certidão em conjunto assinada pelo técnico da Emater-RO declarando que é produtor de leite. Após realizar a inscrição, a Emater-RO encaminhará toda a documentação para a Seagri que irá processar e incluir o produtor na rota do transporte de calcário.

Após esse procedimento, o calcário será transportado da usina até a sede de cada município ou distrito por meio de caminhões bitrem. O produtor será responsável pelo transporte da sede do município até a sua propriedade. Atualmente, Rondônia possui duas usinas de calcário localizadas nos municípios de Parecis e Espigão do Oeste, onde o produtor poderá escolher a usina para comprar até 35 toneladas do produto.

A Emater-RO é responsável por acompanhar o descarregamento do calcário, pela orientação técnica para a aplicação do calcário e interpretação da análise de solo para recomendar a quantidade de calcário a ser aplicada. A Seagri é responsável por liberar o recurso e gerenciar a ação.

“Temos a possibilidade de descarregar o calcário em 123 localidades do Estado. Conseguimos deixar o insumo mais próximo possível da casa do produtor, dentro das condições de carregamento de um bitrem”, informou o coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento Agropecuário (CDAP), Janderson Dalazen.

O calcário será utilizado na recuperação de pastagens degradadas e atividades agrícolas relacionadas à atividade leiteira, como forragens, produção de milho para silagem, que podem ser utilizadas na propriedade, beneficiando o produtor de leite com a melhoria da qualidade do solo, aumento de produção e produtividade.

“Com o transporte gratuito das 50 mil toneladas, serão recuperados mais de 16 mil hectares de áreas de pastagens degradadas, contribuindo com a melhoria da qualidade do solo, das pastagens, além de alavancar a produção leiteira no Estado”, destacou o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

fonte: Secom – Governo de Rondônia


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼