Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 14:56:07- Email: [email protected]


Governo lança campanha Novembro Azul, de prevenção e combate ao câncer de próstata

Atendendo a uma programação mundial, o Governo de Rondônia lançou na sexta-feira (8), em Porto Velho, a campanha pela saúde do homem “Novembro Azul”, de prevenção e combate ao câncer de próstata, que tem uma previsão de acometer 360 homens este ano em Rondônia, já com registro de cinco óbitos até o mês de setembro.

O médico Fernando Máximo, titular da Secretaria de Saúde (Sesau), fez a abertura da campanha e protagonizou momentos de descontração e importantes ao falar do tema que para muitos ainda é tabu. Segundo ele, não há que se ter medo ou preconceito quanto ao exame de toque, eis que ele pode salvar vidas, se realizado a tempo. Ele explicou que todos os exames – PSA, imagem, etc -, são importantes no processo de investigação da doença, podendo apontar situações de suspeita, mas nenhum deles pode detectar um minúsculo tumor na próstata. “Só o toque de um médico experiente pode detectá-lo”, disse confirmando que nesta fase (até um ano) o câncer de próstata pode ser curado totalmente.

O secretário da Saúde de Rondônia não se limitou a falar do câncer de próstata, destacando que o próprio Governo Federal (Ministério da Saúde) tem um programa específico de Saúde Integral para Homem. Segundo ele, o homem precisa de conscientizar da importância da prevenção e manutenção da saúde, e que, novembro é apenas uma data para lembrar, mas que todo dia é dia de prevenção. Ele citou que até setembro deste ano 288 pessoas em Rondônia morreram por variados tipos de câncer, e que por isso, o homem deve adotar uma postura preventiva para evitar, por exemplo, o câncer de pênis, do intestino, do pulmão, de mama (o homem também tem câncer de mama), e tantos outros, além das doenças do coração, da visão, diabetes, hepatite, sífilis e tantas outras que têm feito muitos óbitos em Rondônia.

Ao lado de várias autoridades estaduais – Etelvina Rocha, secretária de Justiça, Márcio Rogério Gabriel, superintendente de Licitações, Ana Flora, da Agência de Vigilância de Saúde, entre outras – Fernando Máximo convocou as famílias a incentivarem os homens a realizarem exames periódicos, e citou casos de pacientes terminais que acompanhou, arrependidos de não terem feito tais exames por preconceitos ou por pura desinformação.

Por fim, o secretário levantou o auditório ao informar sobre uma recente pesquisa científica da qual teve conhecimento, que assegura que, quanto maior for o número de ejaculações, menor é o risco de câncer da próstata. Sob aplausos e sorrisos efusivos de comemoração da plateia, Fernando Máximo chamou a atenção para a importância do sexo seguro, lembrando que a promiscuidade gera riscos variados, com o contágio de doenças como hepatites, sífilis, gonorreia e HIV, cujo índice que havia caído voltou a crescer em todo o Brasil. “O preservativo ainda é um meio seguro para prevenir essas doenças”, disse.

Em seguida, indicando que o Novembro Azul exige cuidado geral com todas as doenças, o titular da Sesau passou a palavra ao também médico, o cardiologista Raitany Almeida, palestrante do evento, que abordou o tema “Infarto Agudo do Miocárdio e Acidentes Cardiovasculares”, que acometem mais aos homens, por descuido com a saúde – alimentação inadequada, cigarro, bebida, sedentarismo, obesidade -, e que integra com destaque a relação de óbitos registrados no Estado, apontando que apenas até setembro deste ano já matou 174 rondonienses.

Nos planos e programas do Ministério da Saúde, o mês de novembro passou a ser o mês da conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem – saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, doenças crônicas como diabetes e hipertensão -, que têm o amparo do programa de “Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), que não foca apenas num tipo de doença, como o câncer de próstata, mas num eixo completo e complexo que contempla o acesso e acolhimento, saúde sexual e saúde reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e até prevenção de violências e acidentes.

O programa é completo, e no seu contexto o Estado de Rondônia planeja um conjunto de ações que levem as pessoas à reflexão e conscientização, adotando medidas e produzindo campanhas de orientação sobre a importância da prevenção e a promoção de cuidados básicos com a saúde, com dicas de alimentação saudável, eliminação do fumo e bebidas alcoólicas, e adoção da prática de atividades físicas, para evitar o sedentarismo e ter uma vida mais saudável.

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Secom
Secom – Governo de Rondônia


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼