Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 06:50:15- Email: [email protected]


Greve de servidores ameaça Pix; BC diz ter plano para manter sistemas

 

Com a iminência de uma greve geral de servidores do BC (Banco Central) em protesto por reajuste salarial, a autarquia divulgou nesta terça-feira (29) uma nota para esclarecer que “tem planos de contingência para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como STR, Pix, Selic, entre outros”.

Os servidores do BC aprovaram em assembleia deflagrar greve por tempo indeterminado a partir de 1º de abril. Antes mesmo da greve, os servidores têm feito paralisações diárias de quatro horas, das 14h às 18h, desde 17 de março.

O movimento já atrasou divulgações como a Pesquisa Focus, o resultado do Questionário Pré-Copom, o fluxo cambial, além da apuração diária da Ptax. Outra consequência será a suspensão do lançamento de novos serviços do Pix.

Ontem, também por causa da operação-padrão dos servidores, o BC disse que não divulgará nesta semana as estatísticas econômico-financeiras de fevereiro, como estava previsto. A assessoria da autoridade monetária disse que as datas de publicação serão divulgadas “oportunamente”.

Na nota distribuída hoje, o BC diz ainda que “reconhece o direito dos servidores de promoverem manifestações organizadas” e “confia na histórica dedicação, qualidade e responsabilidade dos servidores e de seu compromisso com a Instituição e com a sociedade”. A categoria cobra do governo um reajuste salarial de 26,3% e a reestruturação das carreiras.

No domingo, a preocupação com o movimento fez com que o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, desistisse de participar de evento marcado para a segunda-feira no interior da Paraná. Campos Neto decidiu acompanhar de perto a mobilização dos servidores da autarquia.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼