Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 16:22:48- Email: [email protected]


Hospital instala contêiner frigorífico para necrotério provisório após óbitos da Covid-19 no AM

 

Após o Governo do Amazonas citar “explosão de casos” de coronavírus e risco de colapso na rede de saúde, o Hospital Delphina Aziz – referência em atendimento nos casos da Covid-19 – recebeu a instalação de um contêiners frigoríficos que deve ser utilizados no manuseio de corpos de mortos por coronavírus no estado. O Amazonas tem 260 casos registrados e 12 mortes.

Na manhã deste sábado (4), a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) confirmou a chegada dos contêineres frigoríficos na unidade hospitalar. Em nota, o governo afirma que segue todos os padrões de segurança já definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para manuseio de corpos de pessoas que faleceram por Covid-19.

“Os corpos devem ser acondicionados em compartimento refrigerado, mas por segurança biológica e limitação de espaço, ficou definido que não ficarão no necrotério comum. Por isso, desde o início dessa semana a secretaria providenciou, junto com o Hospital Delphina Aziz, a instalação de containers frigoríficos naquela unidade”, diz parte da nota da Susam.

Um dos contêiners foi adquirido pelo hospital e instalado no meio da semana. O segundo container foi doado por um empresário local e também será disponibilizado no hospital.

Nesta sexta-feira (3), durante coletiva de imprensa, o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que Manaus entrou no radar do Ministério como local que pode atingir um alto índice de casos confirmados de coronavírus no Brasil.

“Manaus entra em nosso radar como um ponto que pode ter ascendências rápidas de curva”, disse. Ele ainda anunciou o envio de 15 respiradores para o sistema de saúde do Amazonas para uso em pacientes com Covid-19.

FONTE:G1


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼