Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 14:19:54- Email: [email protected]


Incêndio em Notre Dame de Paris faz parte da catedral desmoronar

PARIS — Um incêndio de grandes proporções atingiu nesta segunda-feira a Catedral de Notre Dame , no centro de Paris , o monumento histórico mais visitado da Europa. Minutos depois do início do incêndio, a torre e o teto da igreja desmoronaram completamente, num momento em que os católicos do mundo inteiro se preparam para celebrar a Semana Santa. Segundo o Ministério do Interior, 400 bombeiros foram enviados para combater o incêndio, e um deles ficou gravemente ferido.

Já passava das 23h (18h no Brasil) quando as autoridades francesas anunciaram que as duas torres da igreja já podiam ser consideradas salvas e que também a estrutura principal do prédio não corria mais risco  de destruição total. A multidão que acompanhava do lado de fora bateu palmas, rezou e cantou, acompanhando o incêndio num dos principais símbolos de Paris. Embora otimista, o vice-ministro do Interior afirmou que mais três ou quatro horas eram necessárias para debelar completamente o fogo.

De acordo com o porta-voz de Notre Dame, o fogo começou às 18h50 do horário local (13h50 de Brasília), praticamente na mesma hora em que acaba o horário de visitação (18h45). Os últimos turistas do dia esperavam para entrar na catedral quando as portas foram fechadas. A polícia isolou a área e começou a esvaziar os arredores da igreja.

Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio provavelmente está ligado às extensas reformas para renovação do edifício. A procuradoria francesa já abriu uma investigação para determinar o que iniciou o fogo.

“Um terrível incêndio está em curso na Catedral Notre Dame de Paris. Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local em estreita ligação com a diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança”, escreveu em seu Twitter a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

Fonte: O Globo


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼