Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 20:47:54- Email: [email protected]


Jornalista que tinha Síndrome de Marfan é o primeiro a morrer por Covid-19 em Vilhena, diz sites

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena registrou nesta quarta-feira, 03 de junho, o primeiro óbito de paciente com Covid-19 no município. A Vigilância Epidemiológica está, desde cedo, alertando os possíveis contatos para que o rastreio de novos casos suspeitos seja estabelecido. A direção clínica do Hospital Regional de Vilhena (HRV) emitiu nota explicando a rápida evolução do quadro delicado de Síndrome de Marfan do paciente, Jornalista Abel Labajos Ruiz, que ficou apenas 48 horas internado na unidade.

De acordo com a nota, “o paciente de 23 anos deu entrada no HRV dia 29 de maio, às 18h10, com quadro clínico de insuficiência cardíaca descompensada, evoluindo com piora clínica e óbito às 19h10 do dia 31 de maio”.

O documento revela ainda que o paciente era portador da “Síndrome de Marfan, doença do tecido conjuntivo de origem genética, e não apresentou sintomas e/ou sinais de síndrome gripal antes ou durante a internação”. A direção clínica revela ainda que, apesar disso, a Vigilância Epidemiológica procedeu à coleta de “exames de Covid-19 como parte do protocolo de todos os casos de insuficiência respiratória aguda” que são registrados no Sistema Único de Saúde.

O jovem faleceu no domingo, porém o resultado positivo de seu exame foi revelado na manhã de hoje pelo Governo do Estado, através do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) de Porto Velho.

Os dados do último boletim, divulgado na noite desta terça-feira, dia 2, mostram que a idade média dos pacientes em Vilhena é baixa: 38,1 anos. De todos os 59 casos confirmados no município, apenas 3 têm 60 anos ou mais, sendo que o grupo mais representativo é o de pacientes com 30 a 39 anos, que somam 30,5% do total.

A Prefeitura de Vilhena e o Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Vilhena reforçam os pedidos de cuidado de todos com o uso de máscaras assim que sair de casa, higienização constante das mãos, evitar aglomerações, não tocar em outras pessoas e demais precauções necessárias para diminuir a possibilidade de contaminação do novo Coronavírus.

Os mais de 5 mil testes que a Prefeitura deve realizar até o fim do mês deverão revelar muitos novos casos confirmados no município e, por isso, as medidas de prevenção são mais importantes a cada dia.

Confira a Nota emitida pelo jornal Folha de Vilhena, onde o profissional trabalhava:

O Jornal Folha de Vilhena vem por meio desta nota informar sobre os últimos acontecimentos que envolvem um funcionário da empresa. Em primeiro lugar, afirmamos nosso compromisso com a verdade e a segurança de todos, e esclarecemos que todos os procedimentos necessários à Saúde Geral foram tomadas imediatamente após a divulgação do teste.

O jornalista Abel Labajos Ruiz foi submetido ao exame de Covid-19, no Hospital Regional, após entrar em um quadro duvidoso com sintomas como falta de ar e febre. Posteriormente, ainda com base em informações médicas, foi descartada uma possível contaminação por coronavírus, devido ao diagnóstico dos problemas cardíacos encontrados e da Síndrome possuída pelo paciente.

No entanto, na manhã desta quarta-feira (03 de maio), a família do jornalista recebeu o resultado do exame ao qual ele teria sido submetido. O resultado atestou para positivo. Resta ao corpo médico avaliar se a complicação cardíaca de Abel foi causada pelo vírus, ou tem alguma relação.

O Jornal Folha de Vilhena já tomou todas as medidas recomendadas pelo Centro de Epidemologia. Todos os colaboradores da empresa já estão em quarentena, assim como familiares, e uma lista com todos os que entraram em contato com o paciente foi encaminhada para o Centro de Atenção ao Covid-19 em Vilhena, para que possam serem procurados e entrem sob supervisão da Secretaria de Saúde.

A empresa reafirma seu compromisso com a proteção da Saúde Pública, e se coloca a disposição para qualquer dúvida. Infelizmente, acabamos perdendo um de nossos melhores profissionais. Desde sempre tomamos todos os cuidados como usar máscaras e alcool em gel, porém não foi o suficiente.

O Jornal Folha de Vilhena agradece o apoio e a compreensão de nossos leitores, e novamente reafirma seu respeito por cada vilhenense e pela proteção de todos.

A Direção.

Com Folha do Sul e Folha de Vilhena


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼