Segunda-feira, 18 de março de 2024, às 22:48:48- Email: [email protected]


Julho mês de Conscientização sobre os Miomas

Mioma, um tumor benigno do útero, tem origem nas células musculares lisas do órgão e estima-se que cerca de 80% das mulheres tenham miomas uterinos, porém nem todas desenvolverão ou apresentarão sintomas.

De acordo com o médico especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva e Cirurgia Robótica, Alexandre Silva e Silva, o principal sintoma é o sangramento uterino anormal, com aumento do fluxo menstrual em quantidade e em número de dias. “Além do sangramento, as pacientes também podem apresentar dores abdominais, sintomas relacionados à compressão de órgãos pélvicos como bexiga e o intestino, podem levar a anemia devido aos sangramentos e podem prejudicar a fertilidade e ser causa de aborto em algumas pacientes”, explica o doutor.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito inicialmente através da ultrassonografia pélvica e transvaginal, que segundo o Dr. Alexandre, deve ser realizada anualmente por todas as mulheres. Mas após receber o resultado do mioma, será preciso realizar uma ressonância nuclear magnética de pelve com contraste para se obter mais detalhes sobre o tamanho, localização, quantidade de nódulos e relação com outros órgãos pélvicos.

“Eles podem ser submucosos, que é quando estão por dentro da cavidade uterina e são os que causam mais sintomas de sangramento e dores em cólicas”, diz o especialista.

Tratamentos

Conforme o Dr. Alexandre, os tratamentos clínicos em sua grande maioria não resolvem o problema, acabam funcionando como paliativos e tratam somente de alguns sintomas.  “Dentre os tratamentos cirúrgicos, estão a histeroscopia cirúrgica para retirada dos nódulos em situação submucosa, a miomectomia para os nódulos que estão em situação subserosa, intramural e transmural, para aquelas pacientes que têm desejo gestacional ou que por qualquer razão desejam manter o órgão”, conta o Dr. Alexandre.

Para quem já teve a prole constituída, a Histerectomia pode ser a melhor opção, além disso outros tratamentos como a radiofrequência e embolização também podem ser realizados. Mas o médico alerta que cada caso deve ser estudado e individualizado para que um tratamento personalizado possa ser oferecido para cada mulher de acordo com seus desejos e objetivos.

Doutor Alexandre Silva e Silva


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼