Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 09:24:50- Email: [email protected]


Laboratório de Patologia e Análises Clínicas prevê ampliar exames laboratoriais com aquisição de equipamentos automatizados em Rondônia

Com mais de 5,3 milhões de exames realizados nos últimos três anos, o Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac) recebeu do Governo de Rondônia, novos equipamentos para ampliar os exames feitos na clínica. O laboratório funciona ao lado do Hospital de Base Ary Pinheiro, na Avenida Jorge Teixeira, anexo à Policlínica Oswaldo Cruz.

O Lepac agora contará com equipamentos automatizados, sendo: dois bioquímicos; dois equipamentos de imunologia e um equipamento de coagulação. Tendo como resultado a capacidade de realizar mais de 720 testes por hora, o dobro do que realizava antes.

Com a automação laboratorial será possível transformar processos que até então eram realizados de forma manual em processos automatizados. Consequentemente, terá o aumento da produtividade, uma vez que um sistema robotizado consegue realizar em menos tempo aquilo que anteriormente era feito pelo operador.

Além desses equipamentos, a unidade fez a aquisição dos aparelhos de tipagem sanguínea e urinálise. A tipagem fará a coleta e análise do sangue do paciente para identificar a qual grupo sanguíneo ele pertence. Já a urinálise  proporcionará agilidade e precisão nos testes de urina.

Segundo o diretor e farmacêutico bioquímico Paulo Giroldi, na região Norte brasileira, os equipamentos do Lepac são de “primeira qualidade”, não existindo similares em redes públicas.

“Estamos com uma plataforma de primeira mão. A tecnológica que tem nos Estado Unidos, agora tem na nossa região, mais especificamente em Porto Velho, através do Sistema Único de Saúde (SUS)”

RAPIDEZ

Em três anos a unidade realizou mais de 5,3 mi de exames

Com o avanço, o Lepac poderá liberar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em duas horas ou até quatro horas. Já para os pacientes ambulatoriais, a coleta será feita pela  manhã, com o resultado pronto pela parte da tarde, onde a pessoa terá acesso pelo aplicativo Visual Hospub.

A plataforma ‘Visual Hospub’ é um sistema de gestão hospitalar que oferece descrição detalhada de pacientes. Além de facilitar o acesso para o usuário, a ferramenta garante otimização, rapidez nos laudos e exames, ampla visão do médico em relação ao paciente, redução de custos, proximidade com o paciente, sustentabilidade e facilidade nos resultados.

EXAMES REALIZADOS 

Em 2019 a unidade atendeu  100 mil pacientes e realizou 1.262.00 exames. Em 2020, por causa da pandemia, houve queda no número de pacientes atendidos, sendo  86 mil pacientes e 1.475.000 exames. Em 2021, com a quedas dos casos e abertura de serviços, 146 mil pacientes e 2.662.000 exames foram efetuados, totalizando 332 mil pessoas atendidas e 5.399.000 milhões de exames realizados.

Entre os principais exames, destacam-se: Hepáticos; Renais; Marcadores Cardiacos; Lipemicos; IONS, Drogas de Abuso e Terapeuticas; Monitoramento Diabetes, Perfil Reumático; Vitaminas (D / B12) dentre outros exames; Diversos exames sorológicos: (Hepatites; HIV; HTLV; Rubeola, Toxoplasmose, dentre outros), Exames Hormonais Tireoideanos e de Fertilidade; Diversos Marcadores Tumorais; Exames Hematologicos e de Coagulação; Exames de Autoimunidade e Alergenos específicos; Bioquímica urinária.

Secom – Governo de Rondônia


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼