Quinta-feira, 18 de abril de 2024, às 06:41:55- Email: [email protected]


Cacoal lamenta o falecimento da ex-vereadora, escritora e artista plástica Lourdes Kemper

Pioneira Lourdes Kemper, historiadora, artista plástica e ex-vereadora de Cacoal

Cacoal perdeu neste sábado, dia 07 de maio de 2022, uma de suas mais destacadas pioneiras, uma mulher guerreira que veio para esta cidade no início da década de 70 do século passado (1972), com pouco mais de 11 anos.

Nascida em 08 de dezembro de 1959, em Vidal Ramos (SC), a filha de Pedro Kemper e Otília Boing Kemper, depois de uma rica trajetória, escrevendo e emoldurando a história de Cacoal em belos quadros, a Professora Lourdes Kemper, como era conhecida, deixou a cidade mais triste, com a notícia de seu falecimento neste dia 07 de abril após uma luta contra um câncer.

Uma das primeiras professoras de Cacoal, Maria de Lourdes Kemper demonstrou, desde cedo, enorme potencial como escritora, historiadora, artista plástica e valorosa cidadã que não se cansava de demonstrar seu amor por Cacoal, por sua família e estava sempre pronta para servir à comunidade.

Filha do ex-deputado Pedro Kemper, a professora Lourdes Kemper também tomou gosto pela política, tendo sido eleita vereadora de Cacoal e se destacou como idealizadora do Pró-Campo, projeto que permitia aos jovens da área rural dar continuidade aos seus estudos, após concluírem as séries iniciais. Em seu mandato, dedicou-se a defender a educação e outras pautas importantes em defesa da sociedade.

Com o seu falecimento, Lourdes Kemper deixa enlutados os filhos Vitor Hugo e Carlos Matheus, além do esposo Carlos Alberto do Prado. O luto também se estende a milhares de cacoalenses que admiravam por seu talento e dom artístico, mas sobretudo a pessoa humana que ela foi, como cidadã e como personalidade pública e social a quem a sociedade rende-lhe tributo por tudo que ela fez por Cacoal. Ela também foi mãe de Pedro Henrique Kemper do Prado (In Memorian).

Ao saberem desta triste notícias, várias personalidades e políticos da cidade demonstraram seu pesar e solidariedade a família, entre as quais o prefeito Adailton Fúria e o vice-prefeito Cássio Góis que, em nota, destacaram que a partida de Lourdes Kemper é uma perda irreparável ao município. Ambos se solidarizaram com a família, publicando uma Nota de Pesar nos canais da Prefeitura de Cacoal e destacaram sua enorme contribuição para a história de Cacoal e de Rondônia.

A professora Lourdes Kemper, que traçou a história vibrante desta amada Cacoal em seu livro “Cacoal, Sua História e Sua Gente” e que também brilhou em vida como artista plástica talentosa, continuará sendo uma cintilante estrela da constelação da Cacoal histórica, com o seu nome como referência para esta e as futuras gerações.

 

NOTA DE PESAR EMITIDA PELA PREFEITURA DE CACOAL

A Prefeitura Municipal de Cacoal, através do prefeito Adailton Fúria, vice-prefeito Cássio Góis e servidores, lamenta profundamente a morte de uma de suas mais destacadas pioneiras, a ex-vereadora Lurdes Kemper, ocorrida neste sábado, 07 de maio de 2022.

Popularmente conhecida como professora Lurdes Kemper, a ex-vereadora chegou com sua família em Cacoal no ano de 1972, aos doze anos de idade, e se encantou tanto com a cidade que tempos mais tarde decidiu registrar suas memórias em quadros, utilizando a técnica de óleo sobre tela.

Além de artista plástica, a professora Lurdes Kemper também se destacou como escritora e uma de suas mais destacadas obras foi o livro “Cacoal, sua história e sua Gente”, onde ela registra fatos históricos não apenas os testemunhados por ela e sua família, mas também a partir de relatos de outros pioneiros que a precederam nessa aventura de desbravar, à época, nossas matas, nossa terra, nossos rios e nossos céus de Rondônia.

Filha do ex-deputado estadual Pedro Kemper, a professora Lurdes Kemper também tomou gosto pela boa política, tendo exercido o mandato de vereadora no município, onde se destacou por defender projetos voltados para a educação, saúde e meio ambiente etc. Como personalidade política e como cidadã, ela sempre foi uma apaixonada por esta cidade, cujo nome defendia fervorosamente.

Nascida em 08 de dezembro de 1959, Maria de Lurdes Kemper nos deixa aos 62 anos, mas seu valioso legado como historiadora, escritora, artista plástica, professora e cidadã abnegada, jamais será esquecido.

Neste momento de dor, externamos nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada, ao mesmo tempo em que expressamos nossa gratidão a essa guerreira que, com seu talento e obra, eternizou o nome de nossa cidade em livro, em tela e em poesia.
Deus agora a recebe em seus braços e fica a saudade eterna nos corações e mentes de seus familiares e de uma população agradecida por sua riquíssima história vivendo, escrevendo e reescrevendo a história de Cacoal e sua gente.

Adailton Fúria
Prefeito de Cacoal

Fonte: Portal Rondônia


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼