Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 17:04:46- Email: [email protected]


Morre em Vilhena a onça-pintada que invadiu base de abastecimento do aeroporto

A onça-pintada que invadiu a base de abastecimento do Aeroporto Brigadeiro Camarão, em Vilhena (RO), morreu depois de uma operação de resgate no último sábado (9). A causa da morte ainda não foi divulgada.

Órgãos ambientais e de segurança foram mobilizados para a captura do animal. Segundo um veterinário que realizou o atendimento, a onça apresentava sinais de que estava com problemas de saúde.

“Nós fomos com o intuito de organizar a contenção química ou até mesmo mecânica, em busca sempre de preservar a vida da onça, mas a mesma apresentava sinais clínicos típicos de um animal que não estava em condição de vida normal. Um animal funcional não ficaria tão vulnerável para as manipulações que foram feitas no momento. Após a captura, levamos o animal para realizarmos todos os exames de rotina. Ela apresentava sinais clínicos de que tinha alguma doença”, disse o veterinário Rafael Godoi.

Além disso, um outro veterinário voluntário informou que a onça apresentava lesões e que durante os exames foram percebidos processos infecciosos, o que pode ter levado o animal a morte.

A operação de resgate, iniciou na manhã de sábado, durou cerca de 10 horas. De acordo com o assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semas), Rafael Fonseca, a ida da onça até o aeroporto pode ter ligação com o desmatamento na região.

“Não é normal um animal estar naquelas condições, estava embaixo de um caminhão. A gente organizou várias estratégias para capturar esse animal, e durante a movimentação a gente via que tinha alguma condição anormal ali. O fato dela parar naquele local, em um aeroporto, embaixo de um caminhão, tem total ligação com o desmatamento. Então a gente não sabe se o animal estava fugindo de algum ato de caça, de outros animais… A gente sabe que ela foi parar ali por causa do impacto ambiental que se tem naquela área”

Operação de captura

Uma onça-pintada entrou na base de abastecimento do Aeroporto Brigadeiro Camarão, em Vilhena (RO), na manhã deste sábado (9). Diversos órgão ambientais e de segurança da cidade foram mobilizados até o local para tentar capturar o animal.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a onça entrou na base e ficou deitada embaixo de um caminhão estacionado. Um funcionário do aeroporto percebeu a presença do animal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), até às 10h da manhã, o aeroporto não estava em funcionamento porque os funcionários não conseguiam abastecer os aviões.

Ainda de acordo com a Semma, o animal foi guiado para longe dos caminhões de combustíveis.

diário da Amazônia


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼