Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 07:44:19- Email: [email protected]


Motim na Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste é controlada e não há feridos

Um motim de presos na Casa de Detenção em Ouro Preto do Oeste, que teve início no começo da tarde desta quarta-feira (13) foi contida pelos agentes penitenciários com apoio do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE), a Polícia Militar auxiliou do lado de fora para evitar tumulto na porta da unidade prisional.

Os presos identificados como lideres da tentativa de rebelião foram transferidos para outras unidades prisionais.

Na hora do almoço, os apenados do regime fechado começaram a bater grade e continuaram por aproximadamente 20 minutos, sem reivindicar nada. No pavilhão da ala feminina, as apenadas retiraram colchões das celas, colocaram no sol e atearam fogo.

Para conter a ação dos presos de bater e chacoalhar as grades, que estava danificando a estrutura das portas, agentes efetuaram disparos antimotim para o chão para conter inibir os apenados mais exaltados

A direção acionou a equipe do GAPE que se deslocou de Ji-Paraná para a Casa de Detenção em Ouro Preto e realizou o procedimento de retirada dos presos das celas para a quadra interna, e os agentes penitenciários do plantão realizarem uma revista nas celas.

Equipe do GAPE veio ao presídio para os agentes fazerem a vistoria nas celas

As portas que estavam danificadas passaram pelos reparos necessários, e os apenados retornaram para as celas. Um apenado que sofreu uma crise epilética foi retirado da unidade prisional e levado ao Hospital Municipal, foi medicado, dormiu um sono e foi escoltado de volta para o presídio.

A direção da Casa de Detenção não divulgou nenhuma informação oficial, apenas informou que não houve reivindicação por parte dos presos.

No entanto, uma fonte interna da Casa de Detenção afirmou a reportagem que a dedução é a de que, com as restrições impostas a partir do início do movimento de paralisação denominadao “Operação legalidade” dos agentes penitenciários em Rondônia, os presos estejam se manifestando contrários as regras vigentes.

A Secretaria de Justiça, por meio da Gerência Regional em Ji-Paraná, deu total apoio durante o evento, e agentes penitenciários de folga também se deslocaram para a unidade prisional.

A Polícia Civil e o comando da 3ª Companhia da Polícia Militar (3ª Cia/OPO/2º BPM) também ofereceram apoio, caso fosse necessário.

Polícia Militar manteve a ordem do lado de fora da Casa de Detenção em Ouro Preto 

Equipe do GAPE deixou a unidade prisional no final do dia

às 18 horas, os apenados que trabalhamj nas ruas puderam entrar tranquilamente

Fonte: Correio Central

 


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼