Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 14:03:36- Email: [email protected]


Ômicron já representa 31% dos casos de covid-19 no Brasil, mostra levantamento

Variante foi detectada em oito estados brasileiros, entre 1 e 25 de dezembro, de acordo com monitoramento divulgado pelo Instituto Todos pela Saúde

Jéssica Gotlib
Uma enxurrada de países ao redor do mundo proibiu voos do sul da África após a descoberta da variante, incluindo – (crédito: Phill Magakoe/AFP)

O avanço da variante ômicron do novo coronavírus tem preocupado autoridades sanitárias em todo o mundo. No Brasil, ela já representa 31,7% dos casos confirmados da covid-19. Os dados são de um levantamento feito pelo Instituto Todos Pela Saúde. Segundo a análise técnica, dos 16 estados que enviaram amostras, 8 tiveram casos confirmados da variante no período entre 1º e 25 de dezembro.

Série histórica do levantamento criada pelo Instituto Todos pela Saúde
Série histórica do levantamento criada pelo Instituto Todos pela Saúde(foto: Instituto Todos pela Saúde/Divulgação)

 

Mesmo assim, os cientistas alertam para a alteração na prevalência da variante Ômicron, que é mais transmissível. Embora a média geral esteja em um patamar aceitável para o momento, ela passou de 40% em alguns dias do período observado e chegou a 70% em 25 de dezembro.

Para os autores do monitoramento, esse é um indício de que se precisa seguir atento e manter as medidas de proteção sanitária, como o uso de máscara e o distanciamento social. Isso tendo em vista, especialmente, a atual epidemia de gripe H3N2 no Brasil. Os dois vírus somados, podem levar a um novo colapso do atendimento médico-hospitalar, ainda que sejam menos letais que o coronavírus original.

https://www.correiobraziliense.com.br/


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼