Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 13:38:15- Email: [email protected]


Operação Resguardo II: ação do Governo Federal prende mais de 5,7 mil pessoas

Em mais uma ação de combate à violência contra a mulher, a Operação Resguardo II prendeu mais de 5,7 mil pessoas. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com o apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e participação das Polícias Civis, a Operação atendeu mais de 53 mil mulheres vítimas de violência com mais de 17,8 mil policiais envolvidos nas ações em 26 estados e no Distrito Federal.

A ação teve início em fevereiro e foi encerrada nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher. “A Operação Resguardo materializa o compromisso do Governo Federal com a proteção às mulheres. A atuação conjunta com as Polícias Civis do país é uma resposta àqueles que acreditam que ficarão impunes após cometerem qualquer tipo de violência contra a mulher. Os resultados da Operação demonstram um trabalho comprometido com Justiça e Segurança Pública cada vez mais fortes”, destacou o ministro Anderson Torres.

Para a titular do MMFDH, Damares Alves, a pauta é transversal e a atuação conjunta entre os órgãos federais garantem maior efetividade ao enfrentamento à violência. “A parceria entre os órgãos é essencial para não deixar nenhuma mulher para trás. Essa é a ordem do governo Bolsonaro, que a gente trabalhe junto para proteger as mulheres, para enfrentar a violência e colocar os agressores na cadeia. Por isso a importância do trabalho de prevenção e também de repressão, para acabar com a impunidade no Brasil”, disse.

Nos últimos 30 dias, policiais civis intensificaram as ações para buscar criminosos que cometeram diversos tipos de violência contra a mulher. Além das prisões, 9.572 denúncias apuradas, cerca de 44 mil diligências realizadas, 25.411 Medidas Protetivas foram solicitadas, 724 vítimas foram resgatadas e cerca de 2.514 palestras foram realizadas. Até o momento, a operação já ocorreu em quase 3 mil municípios, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do MJSP.

O planejamento da estratégia para a realização da iniciativa teve como base os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do MMFDH, órgão responsável por gerir os canais de denúncias Disque 100 e Ligue 180.

Números atualizados às 19h30 do dia 08/03/2022.

Cerimônia

O Governo Federal apresentou diversas ações e iniciativas em cerimônia de comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Projetos de leis, decretos e portarias foram assinados com objetivo de promover, proteger e estimular o empreendedorismo feminino.

O evento contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, da primeira-dama do Brasil e presidente do Conselho do Programa Pátria Voluntária, Michelle Bolsonaro, dos titulares e gestores dos ministérios da Justiça e Segurança Pública; da Mulher, Família e Direitos Humanos, da Saúde, da Cidadania, da Economia, entre outras entidades federais.

leiagora


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼