Quinta-feira, 28 de março de 2024, às 06:00:43- Email: [email protected]


ORGULHO: Jovem autista de RO é aprovado em Medicina na Universidade Federal de Jataí

Superação, esse é o substantivo que podemos usar para se referir ao jovem Elizeu Augusto de Freitas Junior. O rapaz de 19 anos com Transtorno de Espectro Autista (TEA), é morador do município de Candeias do Jamari, em Rondônia, e teve aprovação em primeiro lugar na Universidade Federal de Jataí, localizada na cidade de Goiás.

Mais conhecido como “autismo”, o TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Desde quando foi diagnosticado com uma pessoa autista, aos 12 anos, ele e a família passaram por muitas dificuldades. Uma dessas, era a falta de inclusão na escola. Porém, Elizeu conseguiu se desenvolver e superar essa barreia, através do próprio esforço.

Um exemplo dessa perspicácia dele, foi que mesmo reprovando no ensino fundamental, ele não se abalou e conseguiu terminar os estudos. Incentivado pela família, principalmente pelo irmão, o rapaz decidiu insistir no sonho de fazer faculdade e se tornar um profissional na área de saúde.

Dedicação

Com muita força de vontade, Elizeu Augusto uniu dedicação e resiliência para alcançar os objetivos dele. Para isso, o rapaz passou a estudar oito horas por dia em casa e em plataformas online, em um curso de redação, que tinha como mentora Aline Martins. Foi o que também resultou no seu desempenho na redação, onde obteve 840 pontos.

No ano passado, ele realizou a prova do Enem pela primeira vez e recentemente, recebeu a notícia de sua aprovação em medicina na Universidade Federal de Jataí, em Goiás. Com apenas uma vaga na cota para pessoas com deficiência, o jovem conquistou o primeiro lugar.

Os pais abraçaram o sonho do filho e, agora, se preparam para embarcar para a cidade goiana. Elizeu pretende se especializar em neurologia.

Outro objetivo do futuro médico é incentivar as famílias e as pessoas autistas. “Somos capazes de realizar qualquer um dos sonhos que tivermos. Tudo é dedicação e esforço. A gente só precisa acreditar no nosso potencial”, finalizou ele.

fonte: Cacoal noticias


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼