Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 03:23:46- Email: [email protected]


Pesquisadores da Unir desenvolvem farinha de pupunha em Ariquemes, RO

Pesquisadores do departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em Ariquemes (RO), estão desenvolvendo a farinha de pupunha. O novo ingrediente, que aproveita a fruta amazônica, pode ser transformado em bolos e em receitas salgadas.

Segundo os pesquisadores, o próximo passo, é levar o produto, rico em nutrientes, para a merenda escolar.

Do campo

Lavoura de pupunha em Cacaulândia, RO — Foto: Franciele do Vale/Rede Amazônica

O catarinense Ocimar Júlio Sete, que atualmente mora na zona rural de Cacaulândia (RO), chegou há mais de 40 anos no estado e quando chegou, foi surpreendido pelo fruto amazônico.

“A gente via [a pupunha] nas lavouras. A gente via aquelas palmeiras que dava aquele coquinho, mas ele sapecava muito a boca porque ele era nativo. Então nós começamos a buscar conhecimento e a gente começou a plantar o que era comestível”, disse.

Em seu sítio, com cerca de 51 hectares, Ocimar produz de tudo um pouco, mas ao longo dos anos, o agricultor deu prioridade a plantação de pupunha. Atualmente, ele tem 50 árvores, com 150 hastes de pupunheiras em plena produção, além de uma lavoura em formação com 150 pés.

Pé de pupunha tem muitos espinhos — Foto: Franciele do Vale/Rede Amazônica

Geralmente, a safra de pupunha acontece de novembro a fevereiro. Na última safra, Ocimar colheu uma média de 1,5 mil kg do fruto, que ele vende quase tudo in natura.

Como é um fruto perecível, Ocimar acaba perdendo cerca de 20% da produção. Mas um projeto da Unir, que estuda formas de beneficiamento da pupunha, deve encontrar formas para melhor aproveitamento do fruto.

O último censo agropecuário do IBGE, realizado em 2017, apontou que 164 propriedades produzem pupunha em Rondônia e a média é de 267 toneladas por ano.

Para pesquisa

Pesquisadores da Unir desenvolvem farinha de pupunha em Rondônia — Foto: Franciele do Vale/Rede Amazônica

As pupunhas produzidas por Ocimar, são utilizadas para pesquisas de beneficiamento sobre o fruto na Universidade Federal de Rondônia. Ladislene de Paula, professora de bioquímica e projetos industriais na Unir, é a responsável pelo projeto, que reúne cerca de 10 pessoas, entre pesquisadores e acadêmicos.

O primeiro experimento do projeto foi criar a farinha de pupunha, que pode ser usada em várias receitas doces e salgadas. Mesmo fora da safra, o fruto, colhido no começo do ano, foi congelado e ainda ajuda nas pesquisas.

“Por ser um fruto sazonal, a gente pensou em como melhor aproveitar esse fruto, para que ele seja utilizado em todo o ano. Então foi por esse motivo que nós optamos dentre os inúmeros frutos da região amazônica, trabalhar com a pupunha”, explicou a professora.

Pesquisadores da Unir desenvolvem farinha de pupunha em Rondônia — Foto: Franciele do Vale/Rede Amazônica

No laboratório, os frutos são lavados, cortados em tiras finas e colocados na estufa para secagem. Uma das etapas mais delicadas do processo, é transformar a pupunha, em farinha.

Durante o processo de secagem, é necessário chegar a uma temperatura ideal. Segundo os pesquisadores, foram necessários mais de 50 testes para descobrir qual era o melhor tempo de secagem.

Em uma estufa de 45 litros, leva-se de 4 a 7 horas, em uma temperatura de 70ºC, para que 1 kg de pupunha seja seco.

Processo para fazer farinha de pupunha na Unir — Foto: Franciele do Vale/Rede Amazônica

“Esse projeto envolve algumas etapas. Nós estamos em andamento e hoje, a gente já conseguiu determinar as melhores condições de secagem para esse fruto da pupunha. Foram realizados diversos testes, modificando temperatura e tempo, para que a gente chegasse a essa melhor condição, que é o que a gente conseguiu hoje”, explicou Ladislene.

 


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼