Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 05:33:23- Email: [email protected]


PL proíbe aplicação de multa por quebra de fidelidade em serviços de telefonia

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei 1.121/21, que dispõe sobre a vedação da aplicação de multa por quebra de fidelidade nos serviços de TV por assinatura, telefonia, internet e serviços assemelhados. A proposta aguarda o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação  (CCJR).

De autoria do deputado Eduardo Botelho (DEM), a medida foi apresentada no último dia 1º e, caso aprovada, deverá instituir uma nova lei para garantir direitos do consumidor. O projeto deve ser tema de debate em plenário nos próximos dias.

A proposta proíbe aplicação de multas por quebra de fidelidade aos consumidores que solicitarem o cancelamento do contrato, portabilidade para outra operadora ou mudança no plano contratado. Inclusive, quando for solicitado o cancelamento total do serviço, a qualquer título, a prestadora não poderá fazer a cobrança.

A empresa que descumprir a nova normativa será penalizada com multa de 500 UFIR (Unidades Fiscais de Referência), que deverá ser revertida ao Fundo Especial de Apoio a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Feprocon).

Botelho assegura a importância do projeto de Lei e cita mecanismos mais eficientes de proteção ao consumidor. O mesmo já acontece no estado do Rio de Janeiro, onde o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu, em sessão virtual, um parecer pela constitucionalidade da Lei 7.872/2018, aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).

LEIAGORA


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼