Terça-feira, 23 de abril de 2024, às 16:15:27- Email: [email protected]


Povo indígena paiter-suruí escolhe chefe maior através de eleição em Rondônia

Na última semana, as 28 aldeias da etnia paiter-suruí em Rondônia escolheram, através de eleição, quem será o próximo chefe maior. A votação contou com o auxílio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) que disponibilizou quatro urnas de cédula para o território indígena.

A eleição durou cerca de 12 horas e após a contagem de votos, no dia seguinte, Almir Suruí e o vice, Anderson Suruí, foram eleitos com 56,3% dos votos. Na eleição indígena, podem participar os integrantes com 15 anos ou mais.

A chapa vencedora deve tomar posse no primeiro dia de 2022 e ocupar as funções de chefes maiores até 2024, quando será realizada uma nova eleição.

“Esse líder maior ele tem o papel onde ela possa buscar as nossas reivindicações dentro do governo federal, governo do estado e municípios”, explica o líder indígena, Celso Suruí.

15 anos de democracia

Há cerca de 15 anos, os cargos chefes do povo paiter-suruí eram hereditários: passavam de pai para filho. De acordo com Celso, algumas políticas democráticas foram implantadas após o contato com a o povo não-indígena.

“O povo paiter entrou em consciência e viu que a democracia é um papel fundamental dentro de um coletivo”, ressalta.

As principais características esperadas em um líder maior são a agilidade e capacidade de buscar recursos que beneficiem o povo indígena.

Fonte: G1


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼