Sexta-feira, 19 de abril de 2024, às 18:15:01- Email: [email protected]


Primeiro caso de infecção por Covid-19 e gripe ao mesmo tempo é registrado em Rondônia

Paciente é uma mulher, que está internada no Cemetron, em Porto Velho

Por Redação / Diário da Amazônia

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (4), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou o primeiro caso de paciente com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo em Rondônia. A dupla infecção é conhecida como “flurona”, uma junção das palavras “flu” (gripe, em inglês), com parte da palavra “coronavírus”.

A paciente é uma mulher, atualmente internada no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron), na capital do estado, Porto Velho. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde da paciente nem se a mulher veio de fora do estado ou se foi contaminada na capital.

Como saber se tenho flurona?

As duas infecções podem ser inicialmente confundidas, uma vez que os sintomas são parecidos. Portanto, para identificar a flurona é necessário fazer os testes para Covid-19 e influenza. Apesar de sucintos, alguns sinais ainda podem ajudar a diferenciar as doenças.

A gripe, causada pelo vírus influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença, como febre alta, tosse, dor de garganta, coriza e congestão nasal. Já nos casos de Covid-19, a doença começa a evoluir a partir do sétimo dia, podendo ou não levar a um quadro de insuficiência respiratória.

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são: dor na garganta, no corpo, congestão nasal, dores estomacais e diarreia.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼