Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 16:44:40- Email: [email protected]


Programa “Plante Mais” entrega 120 mil mudas de café clonal e mais de 12 mil mudas de cacau clonal em Rolim de Moura

A solenidade oficial de entrega das 120 mudas de café clonal e de 12.500 mudas de cacau clonal do programa “Plante Mais”, aconteceu na tarde de terça-feira, 8, em Rolim de Moura. O programa é promovido pelo Governo de Rondônia por intermédio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em parceria com as secretarias municipais de agricultura e tem como finalidade beneficiar produtores familiares dos 52 municípios do Estado com a distribuição de 5,3 milhões de mudas de café clonal e 600 mil mudas de cacau clonal.

Segundo o diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, as mudas distribuídas em Rolim de Moura representam quase 60 hectares de café plantados no município. “Daqui a dois anos essas mudas produzirão, com assistência bem-feita da Emater, quase cinco mil sacas de café, só em Rolim de Moura. Isso representa nos preços atuais, quase seis milhões de reais injetados na economia”, concluiu Brandão.

Em seu discurso durante a entrega das mudas, o governador  de Rondônia, Marcos Rocha, lembrou que as 5,3 milhões de mudas de café clonal distribuídas nos municípios rondonienses impulsionarão a economia. “Essas mais de 5 milhões de mudas de café, deverão ter uma produção de mais de 200 mil sacas de café. São mais R$ 150 milhões de reais. Essa é uma política pública positiva para todos, que conta com investimento de mais de R$ 8 milhões”, comentou Rocha.

Em Rolim de Moura, 50 mil mudas foram adquiridas com recursos do Governo de Rondônia por meio da Seagri (Fonte 100), 50 mil mudas de emenda do deputado Marcelo Cruz e 20 mil mudas do Ministério da Justiça do Fundo para Recuperação Ambiental, totalizando 120 mil mudas de café clonal que beneficiarão 48 produtores rurais. Já as 5 mil mudas de cacau clonal para Rolim de Moura, foram adquiridas com recursos do Ministério da Justiça do Fundo para Recuperação Ambiental.

O produtor José Moraes Xavier, foi contemplado com 2.300 mudas de café clonal

O produtor José Moraes Xavier, da linha 184, lado sul, foi contemplado com 2.300 mudas e ponderou que agora não precisará gastar dinheiro para comprar mudas de Café Clonal. “É muito bom, estou ganhando as mudas de café do Governo de Rondônia, isso facilita. O Governo está fazendo uma coisa muito boa para o produtor. Muito obrigado. Continue fazendo essas ações que são muito boas para a população”, frisou Xavier.

O secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani, lembrou que o Governo do Estado tem investido em distribuições de mudas, calcário e tecnologia ao homem do campo.

Para o prefeito Aldair Júlio, o programa “Plante Mais” chega para alavancar a agricultura familiar. “O “Plante Mais” é um programa visionário, que tem como objetivo melhorar a renda do produtor. Eles são a mola propulsora de nossa economia. Essa valorização gerará um retorno rentável para todos. Obrigado, governador Marcos Rocha por acreditar em nossos agricultores”, ressaltou.

O produtor rural Geraldo Rodrigues, disse que ficou sabendo do programa “Plante Mais” pela Emater. “A Emater é uma mão amiga do produtor, foi por ela que eu descobri esse programa maravilhoso que está me beneficiando com 2 mil mudas de café. Tem muito produtor que quer plantar e não tem condições. Agora, o Governo de Rondônia está doando as mudas de café clonal e também de cacau clonal, isso é muito bom”, finalizou.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼