Sexta-feira, 29 de março de 2024, às 10:52:54- Email: [email protected]


Provas eletrônicas diminuem tempo para aquisição de CNH e geram economia ao Detran

O Controlador Regional de Trânsito do Detran Rondônia, Francisco Carlos da Silva Nascimento, explica que está em fase

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia implantou o sistema de realização da prova teórica eletrônica para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de cursos especializados totalmente online, alcançando 75 unidades do órgão espalhadas no Estado, atendendo diretamente os Centro de Formação de Condutores (CFCs).

O diretor técnico de Habilitação e Medicina (Dthmet) do Detran Rondônia, Hassan Mohamad Hijazi ressalta a grande vantagem que o sistema possibilita ao candidato que com a prova teórica eletrônica passa a ter acesso ao resultado logo após a realização do exame, caracterizando a modernização tecnológica. “As provas teóricas eletrônicas e os cursos especializados estão 100% online em todo o Estado”, afirmou Hassan Mohamad.

O diretor de Habilitação, explica que o sistema de provas eletrônicas e de cursos especializados é muito vantajoso para o usuário e para o Poder Público, tendo em vista a econômica que gera ao órgão com a eliminação dos gastos com papel, toner, manutenção de impressora, envio de provas e gabaritos via correios, além disso, modernizou o processo de correção das provas que deixaram de ser manual, em detrimento ao processo eletrônico.

NOVOS INVESTIMENTOS

Foto: Reprodução

O Controlador Regional de Trânsito do Detran Rondônia, Francisco Carlos da Silva Nascimento, explica que está em fase de finalização a implantação do sistema de prova prática digital nos exames de direção veicular. O sistema vai possibilitar a avaliação e resultado de forma imediata, por meio eletrônico (tabletes), bem como coleta biométrica e foto do candidato no início e final da prova prática, diminuindo ainda mais a possibilidade de fraude, otimizando o lançamento do resultado junto ao sistema, o que irá possibilitar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) física em menos de uma hora após a realização do exame.

Francisco Carlos, explica outros benefícios que a realização da prova de forma eletrônica trará, especialmente aos Centros de Formação de Condutores e usuários do serviço público. “O prazo para aquisição da CNH fica reduzido, pois anteriormente os CFCs eram obrigados a realizar a conclusão do curso teórico com cerca de 15 dias de antecedência da prova, e após realizar o exame, aguardar o envio dos gabaritos para correção e retorno via malote.

Atualmente, com a prova digital os candidatos poderão concluir o curso teórico e realizar a prova no mesmo dia, e em algumas localidades, realizar o reteste no dia posterior, visto que o resultado é imediato após a finalização da prova. Essa modernização reduziu em meses a formação dos candidatos.

Em 2020, o Detran Rondônia implantou o sistema de reconhecimento biométrico do candidato na hora da prova teórica, por meio da digital, ressalta-se, que os leitores biométricos são dotados de sistema antifraude com detector de dedo vivo (Live Finger Detection), o que traz segurança, agilidade e proteção ao processo de formação de condutores. (Secom)

 


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼