Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 04:40:04- Email: [email protected]


Mãe de primeira criança vacinada contra covid-19 em Cacoal incentiva pais a vacinarem seus filhos

Sara, filha da professora Silvana Macedo, é a primeira criança imunizada contra covid-19 em Cacoal

O Município de Cacoal iniciou a vacinação de crianças neste sábado, 22 de janeiro, e a filha da professora Silvana Macedo foi a primeira imunizada nessa faixa etária. A mãe conta que Sara, hoje com 11 anos, é uma criança que desde recém-nascida recebe todas as vacinas necessárias para prevenção de doenças e que o início do processo de imunização contra covid é só mais uma vacina em seu calendário.

“Deus está no controle de tudo e nós precisamos fazer a nossa parte, (que é) trazer as crianças para se vacinarem”, conta a professora que leciona na Escola Pedro Kemper, em Cacoal.

A Coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde de Cacoal, Ivani Gromman, informou que estão sendo disponibilizadas doses pediátricas da Pfizer/Cominarty, o que dá mais segurança às crianças, tendo em vista que foi produzida especificamente em uma fórmula mais segura para atender às necessidades de pessoas na faixa etária entre 5 e 12 anos incompletos.

Segundo ela, o intervalo entre as doses D1 e D2 será de 08 semanas. As crianças que receberam a primeira dose quando ainda não haviam completado 12 anos, poderão tomar a segunda dose pediátrica, mesmo após ultrapassar essa idade nesse intervalo de espera pela conclusão do processo.

A Semusa informa também que não pode haver aplicação de outras vacinas concomitantemente, mesmo que previstas no calendário infantil, sendo necessário um intervalo de 15 dias.

Sara, assim como outras crianças vacinadas hoje, permaneceu no local por cerca de 20 minutos para ser acompanhada por profissionais de saúde nesses primeiros minutos pós vacina. O mesmo procedimento será adotado para todas as demais crianças que vierem a ser vacinadas nos próximos dias.

A Secretária Municipal de Saúde, Janayna Gomes, afirma que o município divulgará, no dia a dia, a disponibilidade de novas doses que permitam vacinar a todas as crianças cujos pais procurarem o local de vacinação para iniciarem o processo de imunização.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼