Terça-feira, 17 de maio de 2022, às 06:12:25- Email: [email protected]



Senador anuncia mais 48 vagas para o curso de medicina em Vilhena; exsecretário de Saúde apresentou realidade do SUS

O senador Marcos Rogério (PL) anunciou a ampliação de 48 vagas de medicina para a faculdade UNESC, em Vilhena. O curso contava com 50 vagas anuais e agora passa a oferecer 98 vagas no mesmo período.

A faculdade de medicina em Vilhena é a única do Estado que foi implantada conforme a Lei do Programa Mais Médicos e oferece 10% das vagas através de bolsa integral para alunos da rede pública de ensino das cidades da região Cone Sul de Rondônia.

A implantação da faculdade iniciou através de edital do MEC em 2013 e foi efetivada em 2018, quando o curso realizou o primeiro vestibular.
O pedido do aumento de vagas teve início em 2019, passando por diversas fases e visitas de inspeção, sendo negado pelo Ministério da Educação em 2020, e após recurso ao Conselho Nacional de Educação teve parecer favorável, porém aguardou 7 meses por homologação do MEC.

- Advertisement -

A ação do senador Marcos Rogério (PL) foi fundamental para que fossem realizadas várias audiências no MEC e no Ministério da Saúde para demonstrar as condições do SUS na região, acompanhado do exsecretário de saúde de Vilhena, Marco Vasques, que foi responsável por expor os dados técnicos para as equipes dos ministérios.

Conforme o senador, “o Doutor Vasques foi fundamental e fez um trabalho brilhante para mostrar a realidade do SUS em Rondônia e a importância do curso de medicina para o Cone Sul”.

Em fevereiro deste ano ocorreu a última audiência no MEC, com a presença do senador, de Vasques e equipe técnica do MEC, quando a UNESC foi representada pelo advogado Antônio Carlos do Nascimento, e houve o compromisso assumido pelo então Ministro da Educação, Milton Ribeiro, de finalizar o processo.

O despacho autorizando as vagas foi assinado em 25 de março e publicado no Diário Oficial da União em 28 do mesmo mês.

Compartilhar notícia:






Veja mais notícias

CICLONE SUBTROPICAL

Preocupados com a possibilidade de alguns efeitos mais extremos...

Real Ariquemes é campeão Rondoniense 2022

O Real Ariquemes ficou no empate neste domingo, 15,...

Mulher reclama de som alto e tem orelha arrancada pelo vizinho: ‘Problema resolvido’

Um desentendimento entre vizinhos em Bertioga, no litoral de...

Sine de Porto Velho oferta 140 vagas de emprego nesta segunda-feira (16)

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Porto Velho está com...