Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 11:47:22- Email: [email protected]


Região norte Rondônia, Acre Amazonas e Roraima terá Conselho para Técnicos Industriais.

Edson Barbosa da Silva

Os Técnicos Industriais terão, após mais de quarenta anos de reivindicações para reconhecimento da categoria, eleições para instituir um Conselho de Classe que represente os profissionais de modo regional. A Resolução 157, publicada no Diário Oficial da União em novembro do ano passado, institui a criação do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 6ª Região, o CRT 06, com sede em Manaus.

A jurisdição do CRT 06 vai abranger também os técnicos que atuam em Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. Ao todo, são 3.397 Técnicos Industriais nos quatros estados aptos a votar. As eleições gerais (Conselho Federal e Conselhos Regionais), estão marcadas para 26 de abril.

Atualmente, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima., integram o CRT 01, que engloba e representa nove estados brasileiros. Após a resolução 157, a abrangência do Conselho foi desmembrada, sendo que os estados de RO, AC, AM e RR. passarão a formar um único Conselho.

Segundo o Técnico Industrial Edson Barbosa da Silva, que atua há mais de doze anos em Cacoal, com ênfase na acessibilidade em obras e construção de redes elétrica, o Conselho de Classe tem um papel importante no que tange ao reconhecimento da categoria. “A nossa área de atuação tem uma abrangência significativa. Passa desde orientar a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações, acompanhar pesquisas tecnológicas e elaboração de projetos; prestar assistência na compra e utilização de produtos, até implementar e monitorar processos de melhoria contínua, entre outras responsabilidades. Nós estamos falando em instituir um Conselho que vai abranger quatro grandes estados, que são Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. É uma grande responsabilidade e um desafio que sabemos que podemos enfrentar com a colaboração de colegas que também querem ver a nossa carreira valorizada”, disse.

Edson Barbosa da Silva é formado em Técnico em Eletrotécnica pela Escola Senai de Rondônia, com especializações na área de docência instrutor de cursos. Trabalho como professor da área elétrica por 4 anos no Senai, Unopar, Cetec, onde teve a oportunidade de forma grandes profissionais da sua região. Agora, disputa as eleições para a presidência do Conselho Regional dos Técnicos Industriais em Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.

“Nós lutamos por muito tempo para que nossa categoria fosse respeitada e ter um Conselho de Classe que seja atuante, que administre os recursos com responsabilidade e transparência e que dê uma resposta à categoria, é fundamental. Inclusive entramos na justiça para a criação do conselho na nossa região. Foi por essas questões, com apoio dos colegas, que lutamos de 2018 que decidi colocar meu nome à disposição”, disse Edson.

O processo eleitoral de 2022 será o primeiro a ser realizado de maneira integrada, quando serão escolhidos tanto os dirigentes e conselheiros para o Conselho Federal (CFT), quanto para os Conselhos Regionais, agora já com o novo desenho geográfico.

Conforme ficou definido na Resolução 51 de janeiro de 2019, as eleições para escolha de novas diretorias e de conselheiro regional dos Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais – CRT’s vão ser realizadas por meio de cédula eleitoral, de forma manual, com urnas disponibilizadas em municípios onde haverá candidatos nas chapas.

As eleições estão marcadas para o dia 26 de abril de 2022 e o voto é obrigatório para todos os profissionais inscritos e devidamente registrados no Sistema CFT, que estejam em dia com suas obrigações e anuidades e que não estejam cumprindo sanção de suspensão de registro por infração ética.


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼