Teste que identifica covid e influenza A e B já é vendido em farmácias

Date:

Um novo produto, oferecido em todas as farmácias do país está se popularizando. Trata-se de um teste 3 em 1m, que é capaz de identificar se a pessoa está com o novo coronavírus ou pela influenza A e B.O teste farmacêutico é realizado por meio de uma amostra coletada pelo nariz, pela nasofaringe ou pela orofaringe. Ele identifica a presença de antígenos virais do coronavírus e da influenza, e leva 15 minutos para apresentar os resultados.

Segundo Fernanda Alcantara, que é diretora farmacêutica da Clinicar, esse teste 3 em 1 é indicado para três situações bem específicas, como um paciente com sintomas de influenza, pessoas com sintomas de covid entre três a seis dias ou uma pessoa assintomática que teve contato com um doente.

Apesar de identificar a presença do coronavírus ou da influenza, o teste 3 em 1 não identifica a carga viral do paciente e nem qual variante dos vírus está presente. Assim, se o resultado for positivo para covid, é importante que a pessoa busque um teste laboratorial para saber se está infectada pela variante Ômicron.

E apesar do surto de gripe H3N2, caso o teste resulte em positivo para influenza, a maioria das pessoas não precisa buscar atendimento especializado. Nesses casos, a infectologista Eliana Bicudo recomenda que o paciente realize o tratamento em casa. Para a infectologista, o tratamento da gripe em casa, nos casos mais comuns, é eficaz e evita a superlotação dos centros de saúde.

Atualmente, os testes 3 em 1 para identificar coronavírus e as influenzas A e B estão disponíveis em cerca de setecentas farmácias de todo o país. Somente em dezembro, mais de 10 mil testes do tipo foram realizados nesses locais.

Por Daniel Ito – Repórter da Rádio Nacional – Brasília

Compartilhar notícia:





Veja mais notícias

SAÚDE – Edital de seleção de médicos segue aberto em Porto Velho com baixa apresentação de profissionais

Falta de profissionais reflete no atendimento em unidades de...

Motorista flagra caminhonete capotada sozinha às margens da BR 174, em Vilhena

Nesta quinta-feira, (27), um motorista que passava pela BR-174,...

Traficantes são presos na fronteira com mais de meia tonelada de droga

Mais de 608 kg de de cocaína, avaliados em...

MEC oficializa pagamento do Piso do Magistério

Por meio das redes sociais o presidente, Jair Bolsonaro,...