Sábado, 20 de abril de 2024, às 10:26:02- Email: [email protected]


UM OLHAR X DE CIRENE DE AMO NO ESPORTE

Com a nova paixão esportiva –  Xadrez

Xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma ciência.

O tabuleiro é constituído de 64 quadrados de cores alternadas, chamadas de casas. Entre colunas verticais, horizontais e diagonais. As fileiras são as linhas horizontais nomeadas de forma numérica de 1 a 8, enquanto as colunas verticais são nomeadas de forma alfabética de “A” a “H”.

A batalha que ocorre no tabuleiro representa as diversas batalhas travadas na Idade Média.  O rei é a principal peça (nunca é derrubada) enquanto os peões são as peças mais numerosas e menos poderosas, representam a menor classe social da épocaenquanto aguardam por uma promoção, claro se conseguir chegar ao fim.

As peças do xadrez representam as posições de poder ocupadas nas sociedades.

Perseverança é uma habilidade que se desenvolve muito bem no xadrez. No final do dia, você tem que continuar acreditando que é possível vencer. O seu exército é representado por você mesmo no tabuleiro; cada peça é um pedaço da sua história, inclusive mudando os personagens e movimentos das peças de uma cultura para outra.

Professora Cirene,

Recentemente participou do JEBs – Jogos Escolares Brasileiros no Rio de janeiro na mais nova modalidade de Xadrez e cheia de expectativa para novos ideais.

xadrez exercita e melhora a memória, bem como a capacidade de concentração e o pensamento crítico. Este jogo de tabuleiro ajuda igualmente à socialização, favorecendo a integração de crianças e jovens em ambientes escolares. O xadrez também ensina aos mais jovens que as regras devem ser respeitadas.

Quais os benefícios de se jogar o xadrez?

Ao jogar xadrez, o aluno pode adquirir habilidades como:

  • Maior desenvoltura ao tomar decisões.
  • Treinamento do pensamento crítico.
  • Maturidade intelectual.
  • Poder de análise de consequências.
  • Aumento da disciplina.
  • Responsabilidade das ações.
  • Habilidade de antecipação.
  • Aumento da velocidade de pensamento

Se eu fosse você

experimentaria a doce aventura de um jogo de xadrez ou aperfeiçoaria seus lances. O xeque-mate virá na mesma proporção dos seus esforços.

Abraços a todos e aos meus grandes gênios, alunos/atletas que representaram Rondônia no JEBs de 27 de outubro a 02 de novembro de 2021.

Ana Carolina de Souza Marques- Cacoal Christian Henrik Oliveira Falcão – Alta Floresta

Mateus Nascimento de Souza AFO– Thaynara Ferreira Bispo-AFO

Agradecimento a FEERO

CIRENE DE AMO/NOTICIAS190.COM


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼