Quarta-feira, 24 de abril de 2024, às 22:21:22- Email: [email protected]


Unesc investe em tecnologia e inaugura Sala Google em Cacoal

A Unesc inaugurou em Cacoal, na tarde desta terça-feira (30), a tão aguardada Sala Google. Um Multiespaço Educacional que coloca à disposição de alunos e professores o uso de chromebooks, dispositivos que propiciam mobilidade e colaboração dentro e fora da sala de aula. Os chromebooks garantem uma excelente experiência de usabilidade e navegação nas ferramentas G Suite, um serviço que oferece versões de vários produtos Google que podem ser personalizados de forma independente.

A Instituição está investindo em tecnologia, com o objetivo de transformar o aprendizado. “Esta parceria com a Google é um investimento que vai melhorar o ensino tanto para os acadêmicos da Unesc, como para os professores da nossa instituição. Neste sentido, as possibilidades colocadas pelo Google for Education são inúmeras e estarão à disposição”, ressaltou Antônio Carlos Nascimento, diretor institucional da Unesc.

O Google For Education, citada pelo Dr. Nascimento, é uma solução tecnológica desenvolvida para facilitar a vida tanto dentro, como fora das salas de aula. Com todas as ferramentas disponibilizadas através desta parceria, por exemplo, o acesso ao conteúdo trabalhado em cada disciplina pode acontecer a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.

Entre as ferramentas que estarão à disposição dos acadêmicos e colaboradores da Unesc, estão uma conta de e-mail do Google, o G Suite for Education, Google Drive ilimitado, Google Classroom, Google Docs, Google Agenda e muitos outros. Assim como um ambiente exclusivo: o Google Classroom – Sala de Aula, equipado com Cromebooks à disposição dos acadêmicos e da comunidade.

A acadêmica do 3º período de arquitetura da Unesc, Karine Alves Machado,está animada com o novo espaço. “Antes de tudo, todas essas ferramentas trazem conhecimento pra gente, aprendizado. A partir do momento que a gente vai para a Sala Google é para fazer pesquisa, buscar informações, aprendizado. Além disso é um local bastante descontraído, que traz uma tranqüilidade. Estou ansiosa para usar a sala e conhecer todas as possibilidades que a Google traz pra gente”, destacou a estudante.

A nova parceria da Unesc é realmente um grande diferencial para a instituição, em toda a Região Norte do país. A diretora geral da Unesc, professora Natividade Cury faz questão de ressaltar o compromisso com os rondonienses. “A Unesc é uma instituição que sempre fez questão de fortalecer o seu vínculo com a sociedade e é por isso que a Sala Google também está disponível para toda a comunidade. As portas estão abertas para àqueles que queiram aproveitar os benefícios das ferramentas Google em prol da educação”, destacou.

Confira algumas das ferramentas Google For Education:

Google Sala de Aula – O principal aplicativo do Google for Education foi especialmente desenvolvido para otimizar os processos de uma sala de aula e tornar o aprendizado mais eficiente. Tudo é feito utilizando o meio digital, então não se gasta papel e é possível aproveitar a tecnologia para incluir elementos multimídia nas aulas, como o Adobe Spark (que faz parte do conteúdo do curso ministrado pela Consultora). O Google Sala de Aula oferece também aos professores um painel onde conseguem controlar provas e trabalhos, além dos alunos que os estão produzindo. Tudo é dividido por turmas e classes, de forma que o professor consegue gerenciar exatamente o que é passado para cada uma delas.

ChromeBook – O Chromebook é um notebook concebido pelo Google e, normalmente, fabricado por uma empresa parceira, no caso o modelo escolhido pela Unesc foi o da Samsung. O laptop traz o sistema operacional Chrome OS, criado pela mesma companhia e que funciona totalmente baseado na web, com extrema velocidade e funcionalidade Google. O Chromebook será de livre uso dos alunos e comunidade na Google Classroom que está em construção nas unidades da Unesc, conforme o projeto arquitetônico na foto.

Google Gmail – O e-mail permanece como uma ferramenta confiável de comunicação para Educação também, e o Gmail, fazendo parte do Google for Education, impede conteúdos não apropriados ao Ensino. O Gmail possui uma série de recursos que o colocam à frente de qualquer programa de e-mail. Além de ter um vasto espaço de armazenamento e ser acessível diretamente por qualquer navegador de internet, ele é plenamente integrado aos outros serviços do Google, como Google Drive, Google Agenda, entre outros.

Google Drive, G Suite – O G Suite é composto por ferramentas de edição de textos, planilhas e apresentações de slides e o Google Drive atua como uma pasta virtual em que o aluno e o professor podem fazer upload dos seus arquivos e mantê-los disponíveis na nuvem, acessíveis de onde precisar. O Google Drive é um dos principais aliados dos Educadores e dos alunos. Através dele, é possível criar documentos como tarefas, trabalhos e até avaliações. Com o sistema de compartilhamento, o dono do arquivo pode determinar quais alunos ou turmas poderão abri-lo, completá-lo e editá-lo; sempre com o controle e acompanhamento dos Educadores.

Google Agenda – A vida escolar ou acadêmica é gerida e operacionalizada por datas e prazos. O Google Agenda permite a criação e gestão de calendários onde é possível adicionar compromissos e eventos com data e hora, como entrega de trabalhos, provas e avaliações. O compartilhamento de agendas entre Professores (seletivamente) permite aos alunos serem convidados para atividades, além do acompanhamento e engajamento nas atividades.

Google Sites – Páginas da web são muito úteis porque conseguem abrigar texto, links, imagens e vários outros recursos multimídia. Para a Educação, é muito valiosa a possibilidade de criar páginas da web com facilidade. O Google Sites pode ser usado para criar painéis de informações para os alunos, murais de recados entre professores, reunir dados importantes sobre disciplinas e cursos inteiros.

 

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)


spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img


Veja outras notícias aqui ▼