Banner

Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia


Lula tem pelo menos três ações que podem cassar sua chapa e deixá-lo inelegível

Terra Brasil


Lula tem pelo menos três ações que podem cassar sua chapa e deixá-lo inelegível
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tomou posse neste domingo (1º), mas ainda tem questionamentos a responder no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que podem significar risco a sua chapa com Geraldo Alckmin (PSB) e até mesmo deixá-lo inelegível para disputas eleitorais de 2026 e 2030.
Pelo menos três Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) contra a chapa Lula-Alckmin serão analisadas pela Corte Eleitoral. As acusações são de uso indevido dos meios de comunicação social e de propaganda eleitoral irregular. Elas tramitam no TSE sob relatoria do corregedor-geral Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.

A autoria das três Aijes é da Coligação Pelo Bem Do Brasil, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na primeira Aije, os autores alegam que foi realizada campanha de desinformação destinada a degradar a honra e a imagem pública de Bolsonaro, por meio da “divulgação massiva de conteúdos sabidamente inverídicos e intencionalmente descontextualizados em diversas redes sociais”.

Os autores ressaltam que essas mensagens usaram perfis de grande alcance para se propagar, como os de: “Felipe Neto, Rachel Sherazade, Janja Lula Silva, Fernando Haddad, André Janones, Márcia Tiburi, Randolfe Rodrigues, Mídia Ninja, Jones Manoel, Thiago Brasil/Thiago Resiste, Bode de Esquerda, Paola Carosella, Marina Silva, Quebrando o Tabu, Tabata Amaral, Maurício Ricardo, Desmentindo Bolsonaro, Marcelo Freixo, XPlastic, Manuela D’Avila, Guilherme Boulos, Sergio Marone e Tiago Barbosa”.

Em decisão liminar, a ilegalidade da divulgação do conteúdo desinformativo foi reconhecida pelo ministro Alexandre de Moraes. O presidente do TSE determinou às plataformas digitais a imediata remoção do conteúdo e aos representados, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e Lula, que se abstivessem de promover novas manifestações sobre os fatos, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

No segundo caso, uma ação conjunta analisa a prática de uso indevido de meios de comunicação, ilícito supostamente perpetrado por meio do uso de redes sociais pelas campanhas de ambos os candidatos à presidência: Lula e Bolsonaro. Nesse caso, os ex-candidatos são atingidos, além de André Janones (Avante-MG) e Carlos Bolsonaro (Republicanos).

No que afeta Lula, a ação é de autoria da Coligação Pelo Bem Do Brasil e Jair Bolsonaro. Os autores alegam que “o deputado federal André Luís Gaspar Janones, escolhido pela campanha do candidato Lula para ser ‘consultor nas esferas digitais’, fato público e notório, se utilizou de suas redes sociais, ostensivamente, como verdadeira fábrica de fake news, para divulgar e incentivar o compartilhamento em massa de publicações de conteúdo sabidamente falso, além de promover maliciosas ações coordenadas com o objetivo desvelado de esvaziar a eficácia das decisões proferidas pela Justiça Eleitoral”, diz a ação.

Em uma terceira Aije, a coligação de Bolsonaro pede a apuração de ocorrência de uso indevido dos meios de comunicação. Segundo os autores, o então candidato Lula teria aproveitado da cobertura midiática no dia do primeiro turno, 2 de outubro de 2022, para difundir propaganda eleitoral irregular com amplo alcance.

Isso teria levado a mensagem de pedido de voto a eleitores e plataformas políticas em momento não permitido pela legislação.

Assim, os autores pedem a cassação do registro e eventual diploma dos investigados; a imputação de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos oito anos subsequentes à eleição na qual se verificou o possível abuso.

Com informações de Metrópoles




Destaques desta semana

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Cacoal, através do prefeito Adailton Furia...

POLÊMICA NA VILLA!

A polêmica começou após um compartilhamento de uma matéria...

O AMOR ACABOU?

Mesmo com 80% de aprovação dos atletas de Cacoal ...

Sorteio da Libertadores 2023: onde assistir ao vivo e horário

O sorteio da fase de grupos da Libertadores 2023 será realizado...

Foragido da justiça fica nervoso em abordagem, tenta se passar por criança de 10 anos e acaba preso

Um jovem, de 22 anos, ficou nervoso durante uma...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

MP e forças policiais realizam nova fase da operação Soldados da Usura II

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por...

Suspeito de homicídio de Cabo da PM em 2019 morre baleado em Operação Conjunta em Cacoal

Uma operação coordenada na manhã desta terça-feira, 15 de...

PF prende homem com droga presa ao corpo no Aeroporto Governador Jorge Teixeira

A Polícia Federal prendeu em flagrante um passageiro que...

Aviação Irmãos Cora amplia rotas e conecta Rondônia ao interior de Mato Grosso

Com o compromisso de oferecer mais mobilidade, conforto e...

Trânsito de Cacoal: acidente grave e demora no socorro provoca protestos no fim de semana

Um grave acidente de trânsito registrado na interseção das...

Agente de saúde é morto a tiros em Mirante da Serra

O município de Mirante da Serra, localizado na região...

Obras já começaram na BR-364′, diz CEO da Rota Agro Norte

A concessão do trecho conhecido como Rota Agro Norte,...

Notícias relacionadas