Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Homenagens marcam os 43 anos, da explosão no 4º BPM em Cacoal

Vários feridos e onze mortos. A tragédia abalou todo o país. Nesta manhã, o evento ecumênico reuniu várias autoridades

Imagens registradas e cedidas pela P-5/4ºBPM – SGT PM Fabiano

Na manhã desta segunda-feira (3) de fevereiro, o 4° BPM realizou um Culto Ecumênico em homenagem aos policiais militares que morreram na explosão do quartel do 4º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia, em Cacoal, em 1982. O evento reuniu autoridades, familiares e membros da corporação para relembrar a tragédia que marcou a história da cidade à 43 anos.

Na época, o quartel armazenava dinamites utilizadas pela prefeitura para obras de pavimentação. Por volta das 5h45 da manhã, uma combustão espontânea provocou uma explosão que destruiu completamente o prédio, vitimando dez policiais militares e um civil que trabalhava como vigilante em uma serraria próxima.

Os militares que perderam a vida no incidente

2º Tenente PM Rui Luiz Teixeira
Soldado Cerival Marcondes da Silva
Soldado Antonio Andrade Silva
Soldado José Carlos M. Bueno
Soldado Orlando Pereira Filho
Soldado Lucas Carlos de Oliveira Rocha
Soldado Noel Gonçalves de Souza
Soldado Antonio Braz de Sousa
Soldado Manoel Pessoa
Soldado Moacir Ferreira Mendes Filho

Além deles, o trabalhador Zedequias Ferreira Domiciano também foi fatalmente atingido pelo impacto da explosão.

Imagens registradas e cedidas pela P-5/4ºBPM – SGT PM Fabiano

Homenagem Musical e Culto Ecumênico

Durante a cerimônia, uma banda formada por policiais militares prestou um tributo especial às vítimas. Com canções que exaltam a bravura e o compromisso dos agentes de segurança, a apresentação emocionou os presentes e reforçou o reconhecimento da corporação àqueles que perderam a vida no cumprimento do dever.

A solenidade também contou com um culto ecumênico conduzido pelo Pastor Geraldo Max, reunindo familiares, colegas de farda e membros da comunidade em um momento de reflexão e oração pelas vítimas. A cerimônia religiosa trouxe mensagens de conforto e gratidão, reforçando a importância da fé e da união diante da perda.

Homenagem aos policiais com nomes das ruas

Imagens registradas e cedidas pela P-5/4ºBPM – SGT PM Fabiano

Além do Monumento Histórico preservado pelo 4° BPM, a memória das vítimas também foi eternizada nos nomes de ruas em Cacoal. Graças ao empenho do ex-vereador Romeu Moreira, a cidade batizou ruas do município com os nomes dos policiais militares que perderam a vida na tragédia. A iniciativa garante que o sacrifício dessas pessoas seja permanentemente lembrado pelas futuras gerações.

Compromisso com a memória

O comandante do 4° BPM, Tenente-coronel PM João Carlo Rodrigues Matos, destacou o compromisso da Polícia Militar de Rondônia em preservar a memória dos profissionais que tombaram no cumprimento do dever. Segundo ele, anualmente a corporação realiza homenagens para lembrar o sacrifício dos militares e reforçar a importância do serviço prestado à sociedade.

— O 4° BPM nunca esquecerá esses bravos guerreiros. Essas homenagens servem para lembrar o sacrifício dos nossos policiais e destacar a importância da missão que eles desempenharam em prol da comunidade — afirmou o comandante.

A tragédia, ocorrida há 43 anos, segue viva na memória da corporação e da população de Cacoal, servindo como lembrança do compromisso e da bravura dos agentes de segurança pública.

 




Destaques desta semana

Lideranças reconhecem trabalho de Cirone

O trabalho desenvolvido pelo deputado estadual Cirone Deiró (União...

Drogas, arma e munições são apreendidas em área rural de Cacoal

Uma ação integrada entre as forças de segurança resultou,...

Polícia Militar localiza cinco motocicletas furtadas escondidas em área de mata em Cacoal

A Polícia Militar recuperou, nesta quarta-feira (17), cinco motocicletas...

Grupo criminoso investigado por tráfico e violência é alvo de ação integrada

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em...

Foragido da Justiça é preso com veículo roubado na BR-364

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia prendeu, na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Lideranças reconhecem trabalho de Cirone

O trabalho desenvolvido pelo deputado estadual Cirone Deiró (União...

Drogas, arma e munições são apreendidas em área rural de Cacoal

Uma ação integrada entre as forças de segurança resultou,...

Polícia Militar localiza cinco motocicletas furtadas escondidas em área de mata em Cacoal

A Polícia Militar recuperou, nesta quarta-feira (17), cinco motocicletas...

Foragido da Justiça é preso com veículo roubado na BR-364

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia prendeu, na...

Associação Filhos de Rondônia realiza 1º Torneio Aberto X2 em Cacoal

O Estádio Aglair Tonelli recebeu, nos dias 13,14 e...

Notícias relacionadas