Vivenciá-la não é o sinal de um temperamento exemplar. Longe disso. Afinal, nesta sociedade, educam-nos ao progresso contínuo (que sem dúvidas se torna massacrante a longo prazo). Escutamos os mais longos conselhos. Deparamo-nos com as inúmeras expectativas dos pais e docentes ávidos por alunos com desempenhos magistrais.
Todavia, lembremo-nos de que cada ser humano evolui conforme o próprio ritmo. E há uma tendência tão violenta que demoniza a criatividade aflorada em um ambiente focado no que é pragmático. São prismas diferentes que se chocam quando a sensibilidade se diluí em meio a soberba. Tanto a pessoal, quanto a intelectual.
Recapitulando o que aprendemos no período escolar, nota-se que houve um enobrecimento ao nos colocarmos à disposição do saber. E devemos comemorar tal feito. Claro que sim! Porém, a teoria é uma vitória que nos preparará ao desafio de vivermos em uma realidade cosmopolita. Adaptabilidade na listinha dos essenciais recomeços? Sim para bilhões de indivíduos.
Sou um escritor cristão repleto de incompetências evitáveis. Confesso-lhes sem medo ou vergonha (mesmo que seja ridículo essa característica). Falta-me mais do que uma efervescência cativante. Falta-me a constância profissional que me sustentará nesse ofício tão emblemático.
“Livro não dá dinheiro, Alberto Dinys!” “Isso de escrever nem trabalho é.” Tantos argumentos que tentam me desestabilizar. Porém, não sou apenas um literato que busca fama e dinheiro. E sim um homem que acredita em Deus e que deseja escrever alinhado às Sagradas Escrituras. Sim. Afinal, ser guiado pelo Espírito Santo me fortalece nessa missão de evangelizar por meio das palavras. Saber utilizá-las corretamente é a eficácia do Senhor em mim.
A inconstância demonstra o desequilíbrio do indivíduo envolto pelas dúvidas e receios. Claro que o ser humano não é perfeito. As incongruências nos permeiam. Contudo, quando abrimos a Bíblia Sagrada e nos aprofundamos no que o Criador nos diz, encontramos nos Seus santos ensinos as delícias que realmente importam para a alma. O Espírito Consolador nos exorta e felizes marchamos imbuídos do Seu amor.
Ao analisar o que você se propõe a ofertar para o Senhor, lembre-se que servir ao Altíssimo é mais importante do que as paixões efêmeras deste mundo vil. Estar na presença de Deus não se compara com o falso esplendor do Carnaval e das amizades que te direcionam às práticas carnais. O homem dominado pelo próprio eu é inconstante e muito vulnerável. Tal homem iludido com as propostas mundanas ignora o que o Pai Celestial quer dele e prefere seguir os malditos conselhos dos malfeitores. Consegue compreender a insanidade dessa atitude? Pois é. Infelizmente, o mundanismo ri do que as Sagradas Escrituras apregoam.
Então, viva a verdadeira constância em Deus. Aleluia! Ele é o Dono do ouro e da prata. Aquele criou a natureza. Por que ignorar o Autor da Vida? Não faça isso! Busque-O com todas as suas forças. Busque-O com alegria. Se estamos na Sua santa vontade, vivenciamos o equilíbrio espiritual. Vivenciamos os milagres!
Biografia — Alberto Dinys
Alberto Dinys é um escritor cristão brasileiro, com atuação voltada à produção de textos sobre fé, espiritualidade, reflexão cristã contemporânea e ficção cristã. Aos 26 anos, desenvolve uma escrita que transita entre a ficção cristã, artigos reflexivos e textos devocionais.
Escreve em português, espanhol e inglês, com trabalhos publicados em diversos sites rondonienses e plataformas digitais, alcançando leitores no Brasil e no exterior. Sua linguagem é marcada por clareza, profundidade bíblica e sensibilidade aos desafios espirituais do mundo atual.
Sua produção aborda temas como santidade, verdade, perseverança e discernimento cristão, destacando-se pelo compromisso com valores bíblicos e pela consistência teológica.
Além dos textos autorais, compartilha reflexões e pensamentos cristãos nas redes sociais, ampliando o alcance de sua obra.
Com foco em excelência literária e impacto espiritual, Alberto Dinys consolida-se como um escritor cristão contemporâneo, comprometido com a comunicação da fé por meio da palavra escrita.
© 2026 Alberto Dinys. Todos os direitos autorais protegidos nos termos da Lei nº 9.610/98.




